Destaques

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Encontro Dilma-Merkel pode ser decisivo para oficialização de troca de ofertas entre Mercosul e UE

O encontro entre a presidente Dilma Rousseff e a chanceler alemã, Angela Merkel, marcado para esta quinta-feira (20) estará repleto de assuntos de interesse brasileiro. Em meio a pautas como mudanças climáticas e investimento em infraestrutura, um assunto chama especial atenção: a troca de ofertas entre o Mercosul e a União Europeia (UE).

O acordo para transações comerciais entre os dois blocos é negociado há tempos. Em junho do ano passado, o Mercosul tinha consolidada sua oferta para apreciação, porém, como o bloco europeu não apresentou o seu documento, o Mercosul deu um passo para trás e também não oficializou a proposta.

Já em junho deste ano, a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia, realizada em Bruxelas, retomou as discussões sobre o tema quando líderes dos blocos firmaram compromisso para apresentação de uma oferta de cada lado ainda esse ano.

O interesse brasileiro recai, principalmente, sobre as exportações de produtos agropecuários, que enfrentam há décadas os pesados subsídios europeus ao setor. “À medida que há liberação do comércio, a tendência é que o fluxo comercial aumente. O Brasil é o grande interessado do lado do Mercosul”, afirma a consultora.

“O objetivo da visita é inaugurar um mecanismo de consultas de diálogo de altíssimo nível entre os dois países”, afirma embaixador

Em briefing à imprensa concedido na tarde desta terça-feira (18) no Itamaraty, o diretor do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Oswaldo Biato Júnior, ressaltou que Brasília e Berlim irão discutir temas voltados à cooperação econômica, educacional, científica, social, além de assuntos ligados à governança global – como a reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), meio-ambiente e desenvolvimento sustentável.

“O objetivo da visita é inaugurar um mecanismo de consultas de diálogo de altíssimo nível entre os dois países, com a intenção de aumentar o grau de cooperação em uma série de temas”, disse o embaixador.

O país europeu é o quarto maior parceiro comercial do Brasil, atrás de China, dos Estados Unidos da América e da Argentina.  De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as exportações brasileiras para a Alemanha somaram US$ 6,6 bilhões em 2015.

Fonte: BarralMJorge

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda