Destaques

domingo, 23 de agosto de 2015

A justiça e os mãos-sujas - Reportagem da Revista VEJA

Apesar das feitiçarias, cias armaçoes Políticas e cia cultura AINDA Recorrente de that Tudo PODE SE resolver atraves do bom e Velho conchavo, OS corruptos estao acuados com o protagonismo dos Juízes - EO Desespero Já comeca a bater em Alguns hum dado Absolutamente Impressionante e Profundamente preocupante : a Corrupção impregnou-se no Tecido e na Intimidade de Alguns Partidos e Instituições estatais, Transformando-se em hum Método de Ação governamental e de Conduta administrativa, degradando, em consequencia de Atos Tão ignóbeis, um Própria Dignidade da Política, Fazendo-a Descer Ao plano subalterno da delinquência institucional. "

Sem estilo condoreiro that o caracteriza, o ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), Como Já fizera ao Tempo do mensalão, produziu, na semana Passada, uma condenação definitiva moral fazer escandalo fazer petrolão. ESTA Quase Toda elucidada A Cadeia de Responsabilidades that, não Dizer de Celso de Mello, fez um Descer Política AO "plano subalterno da delinquência institucional" Empreiteiras, Partidos Políticos e Diretores da Petrobras estao tendão SEUS Atos Ilegais criteriosamente esquadrinhados Pela Operação Lava-Jato. Were levantadas Provas Consistentes contra Três Partidos (PT, PMDB e PP), dezenas de Políticos (Senadores, Deputados, Ministros, o ex-Ministros e Até hum ex-presidente da República), ex-Diretores da estatal (Três DELES estao Presos) e Mais de Uma Dezena de Empresas.

Caminham uma Passos Bem Menos Rápidos e decisivos, porem, como Investigações Que, certamente, VAO Chegar ao Topo da Cadeia de Comando Onde se desenhou uma governança that permitiu Ao ousado Esquema Criminoso Prosperar Durante Os Dois Mandatos de Lula e Quase TODO O Primeiro mandato de Dilma Rousseff. Em hum tribunal de consciências, envolvidos de Todos os poderiam, sem ofensa AOS crentes, USAR em SUA Defesa O Que Cristo respondeu a Pôncio Pilatos when o potentado romano, irritado com O Silêncio do acusado, LHE Disse Que tinha Poder parágrafo Libertá-lo OU crucificá -lo: "Nenhum Poder terias sobre mim se fazer alto NÃO LHE fóruns dado: por ISSO Aquele que me entregou a ti TEM AINDA Maior pecado". Nenhum dos Políticos OU Diretores da Petrobras - e Até Alguns dos Empreiteiros - acusados ​​de NA Lava-Jato térios Como roubar uma Empresa se o Poder parágrafo ISSO NÃO fazer alto lhes dado fóruns. O presidente da República nomeia o presidente diretamente da Petrobras. O Executivo federal, nomeia o conselho de Administração, that, vez POR SUA, Diretores nomeia OS. O Governo do PT É O Sócio majoritário controlador da Petrobras e, portanto, o Responsável Pelos finais desarranjos ocorridos ali nsa Últimos doze ano.

O Esquema começou a operar em 2004, nenhum Governo Lula, e funcionou, No Mínimo, comeu 2012, nenhum Governo Dilma em bora Haja Evidências de Que uma roubalheira tenha continuado MESMO DEPOIS da Chegada da Polícia. A Procuradoria Geral da República (PGR), em Brasília, um cabe conduzir Quem como Investigações OS contra Políticos com mandato, iniciou OS Primeiros Processos contra aqueles Que seriam OS Usuários e beneficiários do "Método de Ação governamental e de Conduta administrativa". Na semana Passada, were oferecidas Denúncias contra o presidente da Câmara, o Deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e contra o senador Fernando Collor (PTB-AL), ex-presidente da República Que Perdeu o POR carga Corrupção em 1992. Cunha rompeu publicamente com o Palácio do Planalto e se Tomou o Maior opositor do Governo. Por Ser hum peixe Pequeno nenhuma petrolão, pareceu um ea ELE SEUS Aliados that foi Vingança do Governo colocá-lo no Primeiro lugar denunciados between OS e, Pior, ao Lado de Collor, simbolo da Corrupção no Brasil.

Cunha foi denunciado crime de Corrupção POR e Lavagem de Dinheiro. A PGR pediu Ao STF Que ele seja Condenado um total de hum de 180 Anos de Prisão ea devolver 80 Milhões de Dólares AOS Cofres Públicos. Evidências como juntadas à Denúncia de Rodrigo Janot, procurador-Geral da República, são, principalmente, fruto das delações premiadas fazer Executivo Julio Camargo, representante da Samsung, e fazer doleiro Alberto Youssef. Camargo Disse Que Esteve Frente a Frente com Cunha e Que o Deputado LHE cobrou uma Segunda parcela de 5 Milhões de Dólares de Uma propina Que seria DEVIDA em hum "pacote" negociado com o lobista Fernando Soares, o "Fernando Baiano". Por Que Razão hum Executivo supplier de Sondas Para a Petrobras se sentiria obrigado a dar Milhões de Dólares de propina a hum Deputado Federal do PMDB Por Um Negócio Fechado com hum Chamado lobista Fernando Baiano? Essa pergunta Não Tem RESPOSTA Dentro de Uma estrita lógica Empresarial. Mas, em Sendo Tudo Verdade, Ela É o Microcosmo fazer that were OS Esquemas de sustentação Política do PT baseados no loteamento de cargas NAS estatais e that resultaram nsa escândalos fazer e mensalão, DEPOIS, fazer petrolão. Empossado em 2003, Eduardo Cunha foi Até há Pouco Bem Eficiente ritmo hum soldado do Governo na Câmara dos Deputados. He indicou Aliados parágrafo Ocupar cargas nd máquina federais Durante o Governo do ex-presidente Lula. Na Estrutura desvendada Pela Lavajato, caberia Ao PMDB, partido de Cunha, o Controle dos Negócios na Diretoria Internacional da Petrobras, Onde reinou POR muitos ano o notório Nestor Cerveró. Portanto, teoricamente, o destino do Executivo Julio Camargo OE de Cunha deveríam ter se cruzado em torno de Cerveró. Camargo NÃO venderia Sondas Para a Petrobras sem a aprovação de Cerveró, that, vez POR SUA, condicionaria o Negócio a pagamento de propina Ao PMDB, EM GERAL, ea Cunha em particular.

A Denúncia de Janot NÃO consegue Ligar Cunha pessoalmente um Cerveró. O procurador-Geral da República foi POR Outro Caminho. He acusa Cunha de ter instrumentalizado um ex-Deputada Federal Solange Almeida, QUANDO ELA era AUS colega na bancada Federal do PMDB. Térios Cunha redigido e convencido Solange - Hoje prefeita de Rio Bonito (RJ), that also foi denunciada Ao Supremo - uma Assinar Pedidos de esclarecimento encaminhados Ao Tribunal de Contas da União (TCU), AO Ministério de Minas e Energia e à Petrobras. Esclarecimento Sobre o quê, MESMO? Justamente Sobre supostas irregularidades de na venda de Sondas da Empresa representada Por Julio Camargo à Petrobras. O procurador Janot Sustenta um Denúncia de that Solange Agiu um mando de Cunha de Modo a dar Ao Deputado hum argumento de Força Diante de Camargo e, Assim, extrair DELE uma propina milionária. Sem that seria Uma Ação adequada de Vigilância da Coisa Pública, o procurador Janot Viu delineado hum plano "não republicano" em that OS Pedidos de esclarecimento teriam Sido disparados APENAS Como Ameaça um Camargo, that, ASSIM, SE VIU Forcado a Pagar um em propina Troca do esquecimento fazer ASSUNTO Pela vigilante Solange Almeida. Janot Sustenta SUA TESE also Sobre o Fato de Que, pingos fazer Caso Camargo-Petrobras, a Deputada Solange Nunca se interessara POR assuntos instâncias da área de Atuação focal, a Educação.

"Sou inocente. NÃO EXISTE nenhuma prova contra MIM", reagiu o Deputado Eduardo Cunha, that atribui TODO O Processo de Uma Conspiração contra ELE POR SUA incomoda e Explicita Atuação em Oposição Ao Governo. Deputados OS fazer a PT e Os Ministros Próximos um Dilma comemoraram when a Procuradoria Geral da República anunciou ter protocolado um Denúncia em desfavor de Cunha Junto ao STF.

Um dos 52 investigados Políticos não petrolão, Eduardo Cunha, Segundo o procurador, Frequência operava em UMA particular. Enquanto uma arraia miúda fazer Esquema faturava de 150 000 de 500 000 reais Mês Por. Cunha - Que, em 2011, AINDA estava longe de se tornar O PODEROSO presidente da Câmara - térios embolsado 5 Milhões de Dólares em APENAS Uma Operação. Janot narra that, Entre 2006 e 2007, uma área Internacional da Petrobras, ENTÃO comandada cabelo apadrinhado fazer Nestor Cerveró PMDB, fechou com a sul-coreana Samsung a Aquisição de Dois Navios-sonda, o Petrobras 10000 EO Vitória 10000. assessed em 1, 2 bilhão de Dólares, o Negócio rendeu 40 Milhões de Dólares AOS corruptos. A propina foi intermediada Por Julio Camargo, that representava um Samsung, diretamente com o lobista Fernando Baiano, that exercia influência na área Internacional da Petrobras e, Como Sustenta Janot de base com em afirmações de Camargo, Eduardo Cunha não representaria Esquema. Cunha térios Feito andar a Investigação da Câmara dos Deputados Sobre as Sondas when, Mostra uma Denúncia, a Samsung Deixou de Pagar parte da propina prometida.

Mudo Sobre Cunha em SUA originais delação Premiada, Julio Camargo reabriu O Processo QUANDO, ENTÃO, relatou AOS procuradores ter se reunido pessoalmente com ELE no Rio de Janeiro. Na Conversa, ficou acertado that Camargo Pagaria um Dívida. O delator Disse Que recorreu Ao doleiro Alberto Youssef parágrafo Fazer o Pagamento a Cunha. O doleiro, Por Seu turno, TERIA FEITO uma remessa usando Contas Bancárias no Exterior. Uma parte da Bolada térios chegado a Cunha POR Meio de Doações Feitas POR Camargo à Igreja Evangélica Assembleia de Deus. O procurador pediu a devolução de 80 Milhões de Dólares AOS Cofres da Petrobras ea condenação do Deputado de 180 Anos de Prisão. Embora argumentada Bem, uma acusação de Janot NÃO Traz Provas de that Eduardo Cunha tenha Recebido o Dinheiro de propina dos that teriam Sido Intermediários fazer Pagamento - o lobista Fernando Baiano ea Assembleia de Deus.

A Procuradoria also apresentou Denúncia contra o senador e ex-presidente da República Fernando Collor (PTB-AL), Suspeito de ter Recebido Pelo Menos 26 Milhões de reais em propina fazer petrolão. VEJA revelou that o doleiro Alberto Youssef guardava em Seu Escritório comprovantes de Depósitos Bancários Realizados diretamente na Conta de Collor that somavam 50.000 reais e Que o Braço-direito do doleiro, Rafael Angulo Lopez, Contou ter entregado pessoalmente uma Collor hum Pacote de 60000 reais EM propina. Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, confirmou ter pago 20 Milhões de reais Ao Grupo do senador parágrafo Obter hum contrato de 650 Milhões de reais na BR Distribuidora, Controlada POR apadrinhados de Collor desde 2010, Quando o ex-presidente se Tomou hum fiel aliado do Governo e ganhou uma diretoria endinheirada Como brinde. A Polícia Federal apreendeu Três carros de luxo fazer notório senador that teriam Sido comprados com Dinheiro desviado da Petrobras. De Maneira Bem Mais enfática fazer that Cunha, Collor se declarou Vítima de Perseguição POR parte do procurador Janot.

Eduardo Cunha Melhores Argumentos dez fazer that Collor parágrafo Sustentar SUA version de that ESTÁ Sendo Vítima de hum plano Maior. A presidente Dilma Rousseff teme o impeachment. Dilma ESTÁ NAS Mãos fazer Congresso. Como Manifestações da jornal Última semana deixaram Mais do Que Claro Que OS Destinos do PT, Dilma e de Lula estao de Cada Vez Mais indissociáveis. Com o Pior índice de Popularidade da História (APENAS 7% de avaliação positiva), a presidente NÃO PODE TAMBÉM Sustentar Uma Oposição férrea na Câmara. Uma Investigação that atenue o Poder de Cunha E MUITO bem-vinda no Planalto. Outra frente hostil, o Senado, foi anulada com o Recrutamento de Renan Calheiros, presidente da Casa, parágrafo uma trincheira de Dilma. Renan vinha Sendo hum opositor de peso Ao Planalto. Mas Tudo Mudou há Duas Semanas, Quando foi Informado de Que, Por enquanto, ESTÁ Livre da caneta de Rodrigo Janot. Atribui-se a Renan o adiamento do Julgamento das Contas de Dilma Pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Oposição planejava USAR um Anunciada rejeição das Contas Como PEÇA Para justificar uma Apresentação de hum Pedido de impeachment.

A presidente retribuiu a Ajuda. Na semana Passada, pingos de Indicar o novo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o titular da Justiça, José Eduardo Cardozo, consultou Renan Sobre o Nome de Marcelo Navarro Dantas. Estranho. O ministro da Justiça PEDIR uma chancela de hum investigado parágrafo nomear o juiz that PODE julgar hum Processo de Seu Interesse Amanhã E algo that passa longe de QUALQUÉR Princípio republicano. Segundo Mais votado da Lista tríplice encaminhada Ao Planalto, Navarro Conta com uma simpatia do PMDB e com o Apoio do presidente Atual fazer STJ, Francisco Falcão. O novo ministro terá de relatar OS Processos Relacionados à Operação Lava-Jato. Dependendo de SUAS convicções, ELE poderá corruptos e corruptores Manter na Cadeia e dar Sequência Ao Processo - ou o Contrário.

Em julho Deste ano, VEJA revelou Que o Nome de Francisco Falcão apareceu em Mensagens cifradas fazer Empresário Marcelo Odebrecht. Em Meio Às Anotações, havia um Referência "Falcão" ao Lado de "Aprox. STJ". A PF NÃO decodificou uma Mensagem. Em julho, advogados fazer Empresário ingressaram com hum habeas corpus não-Precisamente STJ na Segunda Metade do recesso forense, Quando Falcão estaria de plantão e, portanto, seria o Único Responsável POR apreciar o PEDIDO. A Libertação fazer era empreiteiro dada Como Certa Pelos advogados. A Estratégia naufragou Porque o juiz Sérgio Moro decretou hum Segundo Pedido de Prisão de Odebrecht, O Que Fez Com que o habeas corpus perdesse Efeito.

Em hum ano e Meio de Investigações, a Operação Lava-Jato Mandou figurões e figurinhas parágrafo A Cadeia. Eduardo Cunha e Collor São Personagens secundarios. Mas Nenhum dos crimes de that São acusados ​​térios Sido Possível se o Poder parágrafo ISSO NÃO fazer alto lhes dado fóruns.


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda