Destaques

sábado, 22 de agosto de 2015

Foco na inovação é prioridade em último dia do 9º ENIFarMed

O segundo dia do 9º Encontro Nacional de Inovação em Fármacos e Medicamentos (ENIFarMed), que aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto,em São Paulo, contou com debates fundamentais para se entender e propor soluções para a inserção cada vez maior da indústria farmacêutica no cenário de inovação nacional e global.

O último dia de evento começou com uma plenária internacional, “Cenário global da inovação farmacêutica: enfoque no Brasil”, que discutiu o ritmo lento no qual o Brasil vem evoluindo nos últimos anos, na tentativa de inovar, fazendo o País se distanciar dos demais países. Além disso, foram propostas soluções, como a aposta em pequenas empresas e startups, que assumem riscos e trazem a inovação como característica primordial. Participaram da plenária Lauro Moretto, presidente da ANF, João Sanches, CEO da NVS Holding e Henry Suzuki, sócio-diretor da Axonal.

Na sessão temática “Prospecção em patentes: cenário e perspectivas em câncer”, foi apresentado um trabalho do Farmanguinhos em parceria com o Inpi e Inca, que faz uma prospecção mundial das patentes em andamento para os tipos de câncer que mais afetam a população, e o resultado identificou quais são as empresas estão trabalhando, hoje, nessas patentes.

A sessão de pôsteres, apresentada por Jorge Luis Audy, vice-presidente da Anprotec, foi outra parte importante do evento. Todos os trabalhos apresentados possuíam ampla vinculação com o mercado e com a indústria e cumpriram a missão proposta pelo 9º ENIFarMed. O pôster vencedor, de Wanise Barroso, da Fiocruz, reunia informações para subsidiar a decisão de conceder ou não a patente brasileira para um medicamento, já lançado, contra a Hepatite C.

A plenária final, “Regulação do registro de inovações e preços”, restringiu-se principalmente à questão dos preços, e ficou-se sabendo que a CMED está elaborando uma nova regulação para a formatação de preços para produtos inovados, especificamente com inovações incrementais (melhorias de produto), para estimular as empresas a continuarem investindo em inovação. A plenária contou com a presença de Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil, Leandro Safatle, da CMED, Bruno Abreu, do Sindusfarma, Pedro Bernardo, do Interfarma e Ogari Pacheco, presidente da Cristália.

Além disso, o evento também trouxe discussões importantes sobre as melhores práticas e métodos alternativos ao uso de animais nos estudos pré-clínicos, caminhos para alavancar a fase de pesquisas clínicas, extratos e marcadores da cadeia de medicamentos fitoterápicos e a utilização de nanotecnologia no setor farmacêutico e de beleza.

O 9º ENIFarMed chega ao fim com novas soluções, propostas e caminhos para construir um novo Complexo Industrial da Saúde e posicionar o Brasil entre os principais mercados farmacêuticos inovadores do mundo.


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda