Destaques

domingo, 30 de agosto de 2015

Unicamp desenvolve tratamento para câncer de próstata à base de hidrogel

Testes realizados in vitro em ratos de laboratório apresentaram redução dos tumores e baixa toxicidade

Um sistema híbrido feito à base de hidrogel para o tratamento de câncer de próstata foi desenvolvido por pesquisadores dos institutos de Biologia (IB) e de Química (IQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A proposta busca melhorar a qualidade de vida dos pacientes amenizando os efeitos colaterais e, também, garantir baixa toxicidade.

Além de hidrogéis, o processo conta com nanopartículas incorporadas com medicamentos, que potencializam os efeitos no tumor. Um dos responsáveis pelo desenvolvimento da tecnologia é o professor do Instituto de Biologia, Wagner José Fávaro, que explicou como o processo funciona. “Quem dita o efeito antitumoral é a nanoestrutura, que interage com proteínas que estão no sangue e no abdômen, local escolhido para a aplicação. Essas proteínas chegam até a célula tumoral, e isso, somado ao efeito do fármaco, faz com que obtenhamos um efeito muito significativo”, comentou.

Atualmente disponível para obtenção de licença, a tecnologia foi testada in vitro em ratos de laboratórios. Os resultados foram animadores. Houve uma redução no tamanho dos tumores e baixa toxicidade, principalmente no coração.

“Não chegamos à cura do câncer, mas o tamanho dos tumores nestes animais foi reduzido, em todos os estágios. Em estágio inicial, conseguimos que o tumor fosse quase eliminado. Se este tratamento for prolongado ou associado a outros tipos de fármacos, podemos obter uma nova abordagem”, afirmou Fávaro. Para esse teste, os ratos receberam injeções que continham o sistema híbrido à base de hidrogel durante um mês. A grande preocupação do grupo de pesquisadores foi a de garantir a qualidade de vida em todo o processo de tratamento.

Fonte: Univadis


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda