Destaques

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Mais nova unidade do Tecpar, campus em Ponta Grossa vai produzir medicamentos e conhecimento científico

Dois projetos do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) em Ponta Grossa, cidade que abriga a mais nova unidade de negócios do instituto, já devem começar a dar seus primeiros resultados ainda neste ano. Em cooperação com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o Tecpar opera o Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed) e coordena pesquisas realizadas no Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental da universidade.

O Lapmed, cuja estrutura, no campus Uvaranas da UEPG, foi incorporada no ano passado pelo Tecpar, passa atualmente pela elaboração do projeto de adequação da infraestrutura. O Tecpar já contratou a empresa responsável pela elaboração do projeto executivo e até o final do ano deve licitar a obra, prevista para começar em 2016.

De acordo com a coordenadora técnica do projeto de adequação do laboratório, Elis Esmanhoto, o Lapmed formalizará o ingresso do Tecpar na produção de medicamentos sintéticos e poderá atender a demanda de clientes públicos por esses produtos. “Estamos trabalhando para adequar a estrutura do laboratório para fornecer ao Ministério da Saúde e às Secretarias de Saúde, considerando que o Tecpar pode suprir a demanda por medicamentos de forma menos burocrática em relação às compras dos laboratórios privados”, explica Elis.

O projeto executivo de readequação da infraestrutura do Lapmed leva em consideração a intenção do Tecpar de implantar no laboratório duas linhas de produção de medicamentos, uma de comprimidos e outra de cápsulas.

Laboratório multiusuários
Já o Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental hospeda um grupo de pesquisa coordenado conjuntamente entre o Tecpar e a UEPG. Pelo acordo firmado pelas duas instituições, o instituto modernizou o laboratório com equipamentos orçados em R$ 1,4 milhão, financiados pelo CNPq, para que as duas instituições possam desenvolver estudos científicos junto ao Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Dispositivos Médicos, Hospitalares e Odontológicos – grupo formado por pesquisados de ambas as instituições.
O gerente do Tecpar Educação, Rodrigo Silvestre, responsável por coordenar as atividades educacionais relacionadas com o grupo pelo instituto, afirma que o laboratório tem equipamentos que o diferencia em todo o país, como o Arco em C, por exemplo. “O uso desses equipamentos por pesquisadores das duas instituições vai gerar conhecimento científico de alto nível. Os primeiros artigos produzidos pelo grupo no laboratório devem começar a ser publicados já neste ano”, ressalta.

Os equipamentos permitem ainda, segundo Silvestre, a transmissão de aulas e práticas operatórias via plataformas virtuais, com acompanhamento em tempo real por pesquisadores e alunos de outras instituições. “Trabalhamos na constituição deste laboratório desde 2011 e planejamos, em um futuro próximo, torná-lo referência nacional junto a empresas e empreendedores que iniciam o processo de registro de um dispositivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária”, pontua o coordenador do Tecpar.

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, coordenador do Grupo de Pesquisa pelo instituto, salienta que a mais nova unidade de negócios do instituto em Ponta Grossa reforça o compromisso da instituição com a interiorização das ações em pesquisa e desenvolvimento. “O campus consolida nossa vocação como centro de pesquisa e desenvolvimento na área da saúde, com laboratórios que permitem produzir medicamentos para atender o Sistema Único de Saúde (SUS) e gerar conhecimento científico de importância internacional”, destaca.

Tecpar
Com 75 anos no mercado, o Tecpar está presente em cinco cidades paranaenses: em Curitiba, com a sede na Cidade Industrial e o campus Juvevê; em Araucária, com a unidade que compõe, junto com o campus CIC, o Parque Tecnológico da Saúde; em Jacarezinho, onde está localizado o Parque Tecnológico do Norte Pioneiro; em Maringá, com três laboratórios; e em Ponta Grossa, no campus da UEPG, com o Laboratório de Produção de Medicamentos (Lapmed) e o Laboratório de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental.






0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda