Destaques

sábado, 26 de maio de 2018

Regulamentação da intercambialidade entre medicamento biológico e biossimilar é discutida na CSSF da Câmara dos Deputados


A Comissão de Seguridade e Social e Família, que abriga a sub comissão, coordenada pelo Dep. Odorico Monteiro, que se propôs a avaliar e tratar o tema da intercambialidade de medicamentos Biológicos e Biossimilares, promoveu uma Audiência Pública que reuniu no Anexo II, plenário 07 da casa, na última quarta-feira, dia 23, para ouvir grupos responsáveis pela área de regulação e o Ministério da Saúde.

A audiência pública contou com a participação da Dra. Daniela Marreco Cerqueira, Representante da Agência de Vigilância Sanitária – ANVISA e do Analista Técnico de Políticas Sociais do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE) – MS, Dr. Ivan Ricardo Zimmermann e tiveram intervenções do Dr. Jorge Raimundo, da BioRede e do Reginaldo Arcure, da FarmaBrasil, além de alguns internautas.

Assista às apresentações da Anvisa e da MS-SCTIE, nos links, abaixo:

O DOU publicou a Portaria GM-MS No. 1.160, de 3 de maio de 2018, instituindo o Grupo de Trabalho, coordenado pelo DAF/SCTIE/MS, para discussão e formulação da Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), que deverá apresentar, dentro de 120 (cento e vinte) dias, os seguintes resultados iniciais:

I – relatório consolidado com as discussões dos temas pertinentes à pesquisa, desenvolvimento, produção, regulação, acesso e monitoramento do uso de medicamentos biológicos fornecidos pelo SUS;

II – proposta de Política Nacional de Medicamentos Biológicos no SUS;

A Coordenação do Grupo de Trabalho poderá convidar representantes de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas, quando necessário para o cumprimento das finalidades deste Grupo de Trabalho, assegurado o interesse público.

A importância, abrangência e urgência para construção do marco regulatório que viabilize a intercambialidade com segurança e eficácia, assegurando a acessibilidade de pacientes aos tratamentos em níveis economicamente viáveis para o SUS, movimenta todos os seguimentos envolvidos na cadeia dos medicamentos biológicos e biossimilares.

Acesse a integra da reunião do grupo da sub comissão, dirigida pelo Dep. Odorico Monteiro no link: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/videoArquivo?codSessao=73790

Na próxima semana, dia 29, terça-feira as 16h30, no mesmo plenário 07, a sub comissão receberá os representantes dos prescritores para ouvir os médicos que tem a responsabilidade junto ao paciente.

Tanto o Grupo do MS-SCTIE quanto a Sub comissão se mostram interessados em ampliar o debate e deixaram claro que estão abertos para receber contribuições de todo segmento.



0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda