Destaques

quinta-feira, 13 de junho de 2019

Audiência Pública da Comissão Ciência e Tecnologia do Senado para Tratar sobre o Projeto de Lei do Senado nº 181, de 2016


Comissão Ciência e Tecnologia do Senado realiza Audiência Pública para Tratar sobre o Projeto de Lei do Senado nº 181, de 2016, que dispõe sobre a destinação de parcela do Fundo Social de que trata o art. 47 da Lei nº 12.351, de 22 de dezembro de 2010, para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, e dá outras providências.

Participante(s)

Sr. Marcelo Marcos Morales
Secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

- Apresentação
 Sr. André Luiz Felisberto França

Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA)
Sra. Priscila Lelis Cagni

Coordenadora-Geral de Programas Estratégicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Encerrando a sua Fala Denizar destaca a necessidade de colocar mais recursos em polos de competências para desenvolver competências que possam trazer retorno.

O Ministro Lelo Coimbra, pesquisa e o centro das atenções nesta audiência, mas pesquisa deve incluir o social e resultados devem ser mensurado para potencializar as ações.

O Cte Sergio da marinha fala do contingenciamento do royalty do petróleo x responsabilidade fiscal e por isso busca parceiros como Petrobras para compor as fontes alternativas de recursos.

Priscila, Articulação do sistema no âmbito da CAPs pode fomentar projetos compartilhamos com estados e municípios. Destaca a necessidade de especificar a destinação de recursos dos 50% da educação.

André Luiz F. França do Ministério do Meio Ambiente agradeceu e colocou o Ministro a disposição.

Marcelo Marcos Morales, Ministério da Ciência, tecnologia e Comunicação. Tratou da aplicação dos recursos escassos na pesquisa mais de 50% são destinados a custeio. O CNPQ depende de parcerias para viabilizar as pesquisas direcionadas como o programa ciência na escola com o Ministério da Cidadania e Educação. O ranqueamento de investimentos deve ser estruturado com a visão do interesse prioritários para qualidade de vida.

O MCTIC está preparando uma ampla plataforma para publicar a disponibilidade de equipamentos e facilidades para pesquisa.

O Senador Izalci Lucas ressaltou a importância de que os novos recursos sejam aplicados adicionalmente em ciência e tecnologia  em pesquisas.















0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda