Os cursos tratam dos temas:
Legislação, Regulação nas Redes de Atenção à Saúde, Acesso
Ambulatorial, Assistência Hospitalar e Urgências. As matrículas podem ser
realizadas até agosto.
A Universidade Federal de
Pernambuco, integrante da Rede UNA-SUS, reabriu as matrículas para Programa de
Qualificação para Profissionais de Regulação do Sistema Único de Saúde,
composto por cinco cursos: Introdução à Regulação no SUS, Regulação nas Redes de
Atenção à Saúde, Regulação do Acesso Ambulatorial, Regulação da Assistência
Hospitalar e Regulação das Urgências. A oferta é fruto da parceria com
o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Regulação e
Avaliação.
As matrículas podem ser realizadas
até o dia 30 de agosto de 2019, pelo link.
O público prioritário é
formado por profissionais de nível superior que exerçam atividades operacionais
de regulação nas unidades de regulação das gestões municipais e estaduais. No
entanto, a oferta também é aberta a demais interessados no tema.
O Programa está inserido na
proposta da Política Nacional de Regulação do SUS, que compreende os
processos formativos como estratégias importantes para sua consolidação,
considerando, em especial, a regulação do acesso, que exige uma prática que
passa por uma série de fluxos e processos que estão necessariamente
interligados.
A regulação ambulatorial,
hospitalar e das urgências requer uma dinâmica de processos que deve responder
a um inúmero conjunto de situações de saúde, eletivas e agudas, e demanda
práticas sistêmicas, organizadas e transparentes de trabalho e ação, entendendo
que a condução e organização operacional desses processos são diversas e devem
responder às realidades e necessidades locais. Partindo, contudo, de um modelo
operacional que possa ser amadurecido e aperfeiçoado à medida da sua
implantação.
Conheça mais sobre os cursos:
Carga Horária: 45
O curso tem como proposta
fazer uma revisão de literatura da legislação e das normativas relacionadas à
regulação em saúde para aprimorar a concepção e o conhecimento dos
trabalhadores-estudantes referentes ao processo de regulação no atual contexto
do Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudantes serão convidados a refletir
sobre o processo de regulação no seu território e a conhecer como outros
territórios têm organizado e estruturado as Centrais de Regulação e Complexos
Reguladores.
Carga Horária: 15
O objetivo é orientar os
trabalhadores-estudantes: no planejamento do acesso aos serviços de saúde com
base nos conceitos das Redes de Atenção à Saúde (RAS); a incorporar os
instrumentos que auxiliam a operacionalização das RAS; a utilizar os
dispositivos da rede de atenção à saúde para oferecer a assistência integral; a
realizar o planejamento das ações de saúde considerando o papel da atenção
básica como coordenadora do cuidado.
Carga Horária: 45
Objetiva discutir o papel do
regulador enquanto agente fomentador, articulador e integrador dos pontos de
atenção da Rede de Saúde; estimular os trabalhadores-estudantes a incorporarem
a produção do cuidado à prática dos reguladores na central de regulação;
apresentar as ferramentas disponíveis para regulação do acesso: protocolos;
classificação de risco e priorização, telessaúde; orientar o planejamento do
gerenciamento das listas de acesso, perdas primárias e absenteísmo,
gerenciamento das agendas; discutir o monitoramento das ações por meio dos
sistemas e tecnologias da informação para regulação do acesso.
Carga Horária: 30
Provoca a discussão sobre o
papel do regulador nos diversos pontos de atenção na rede assistencial,
especialmente com as centrais de regulação hospitalar; orientar a utilização de
estratégias para enfrentar as dificuldades na operacionalização da central de
regulação hospitalar; estimular a incorporação do conceito de integração da
Central de Regulação do Acesso com as áreas de planejamento, controle,
avaliação e auditoria clínica; orientar a otimização do acesso aos serviços por
meio dos núcleos internos de regulação nos hospitais; e orientar a utilização
de protocolos de regulação a fim de garantir a equidade do acesso.
Carga Horária: 45
Orienta a aplicação dos
conceitos e ferramentas estabelecidos na Política Nacional de Atenção às
Urgências; guiar a utilização dos dispositivos da Rede de Atenção à Saúde no
processo de trabalho da regulação das urgências; orientar o planejamento do
gerenciamento das centrais de regulação das urgências em conformidade com a
Política Nacional de Humanização.
Todos são ofertados na modalidade
coinstrucional, ou seja, não contam com tutores, mas disponibilizam fóruns de
discussões, com questões norteadoras para os debates, para que os participantes
possam interagir e compartilhar conhecimentos acerca das temáticas tratadas.
Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UFPE
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