Destaques

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

CONSENSO DE PREVISÕES PARA 2020 SEGUNDO ECONOMISTAS

Historicamente durante os tempos, os humanos temeram incertezas. Procuramos pistas em tudo, desde a ordenação dos corpos celestes até as folhas de chá ou a borra do café. Na era moderna, dados disponíveis na mídia fazem a visão da bola de cristal, mágica. 

A avaliação ainda deixa dúvidas se não seria possível melhorar a previsão das forças que moldarão o próximo ano, mas isso certamente não impediu as pessoas de tentar.
Das centenas de conteúdos prospectivos publicados no início de 2020, quantas previsões se alinharam? 
Quais formaram consenso sobre alguma tendência específica ou havia previsões em todo o mapa?
No final do ano passado, mais de 100 artigos foram compilados para tentar responder as questões acima.
Embora não se chegue ao consenso absoluto para onde 2020 nos levaria, alguns temas apareceram em várias publicações. 
O gráfico principal destaca essas previsões comuns. Abaixo, comentamos sete delas com mais detalhes.

A promessa e controvérsia do 5G
Não obstante a queda de braços entre a China e os USA a tecnologia 5G certamente conquistará as manchetes em 2020. Velocidades de banda larga acima de um gigabit por segundo se tornarão realidade quando a tecnologia 5G for lançada em todo o país, sem o cabo utilizado atualmente. Essa previsão certamente será um “golaço”, algumas operadoras já estão testando a tecnologia em bairros selecionados nos Estados Unidos.

É de se considerar que a tecnologia revolucionará o mercado de smartphones e IoT já habilitados para 5G.

Nesta história será difícil a “bola de cristal” adivinhar quem construirá a nova rede do 5G. A Huawei estava em uma posição forte para liderar o projeto, mas foi bloqueada em vários países - principalmente nos Estados Unidos, Austrália e Japão. Seja por questões de segurança nacional ou protecionismo, as empresas chinesas podem continuar enfrentando uma batalha difícil nos mercados ocidentais.

Fake News 2.0
Enquanto muitas previsões para 2020 foram alimentadas pelo entusiasmo pelas novas tecnologias, havia uma que era decididamente mais ameaçadora - a proliferação de fake news, produzidas a partir de inteligência artificial para criar uma semelhança convincente de uma pessoa real.

A proximidade das eleição presidencial dos EUA e no Brasil as eleições municipais, trazem grandes inquietudes aos especialistas e também ao judiciário que temem que as fake news causem sérios e irreparáveis danos, manipulando a opinião pública, comprometendo o jogo político legítimo. Ao contrário das notícias falsas, que geralmente vêm com dicas visuais óbvias para ajudar a determinar a autenticidade, até os fake news criados usando ferramentas on-line gratuitas são extremamente convincentes. Se as previsões se concretizarem, a campanha eleitoral será uma loucura, descontrolada.

Continua aqui...

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda