Destaques

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Manifesto contra a descriminalização das drogas no Brasil é um verdadeiro gesto de cidadania

Está na internet o manifesto da Frente Parlamentar Mista Contra as Drogas que exige, entre outros pontos, punições mais severas a traficantes, reforço do trabalho policial e da Justiça, a não descriminalização do consumo e do porte de drogas, a obrigação de o Estado garantir tratamento adequado e humanizado aos dependentes químicos, afirma. O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), coordenador da Frente, afirma: 

- Assinar o manifesto contra a liberação de drogas é um gesto de cidadania, dignidade humana e bondade. Não podemos permitir que nossos jovens morram por causa do crack, maconha, extasy e outras drogas. O custo social do tratamento é alto, aliado ao sofrimento das famílias. Só quem não tem um parente drogado é a favor da liberação das drogas no Brasil.
         Os interessados em apoiar o movimento e na coleta das assinaturas, a partir da impressão do abaixo-assinado, podem acessar o portal: http://www.fpcontradrogas.com.  Também poderão baixar artes de camisetas e adesivos com a logomarca da campanha para a divulgação.

         Mais informações podem ser solicitadas ao gabinete do deputado Osmar Terra, no telefone: (61) 3215 5927 / (61) 3215 1927 ou através do e-mail: fpcontradrogas@gmail.com.

         DANOS FÍSICOS E MENTAIS


         O maior problema da droga não é apenas o tráfico, mas os danos físicos e mentais causados por ela, que se transforma numa doença incurável, afirma Terra. Médico, ex-secretário da Saúde do Rio Grande do Suil nos govenros de Germano Rigotto e Yeda Crusis, estudioso da questão, diz que o viciado tem periodo de abstinência, mas jamais vai se livrar deste problema, que se torna uma questão de saúde pública. 

 -  Há quem diga, ingenuamente, que usar drogas é uma decisão individual e deve ser respeitada por uma questão de “cidadania”. Errado. Cidadania é defender a saúde e a vida. Por isso, é fundamental o apoio ao manifesto  – encerra o parlamentar. 

TEXTO DO MANIFESTO
“O Brasil é o país recordista em mortes violentas no Mundo. Só em 2014 foram mais de 58 mil pessoas assassinadas; os mais atingidos são jovens entre 15 e 25 anos. A principal causa de tanta violência é o uso e o tráfico de drogas. Vivemos uma grande epidemia que destrói vidas e devasta famílias. Isto porque além da violência, muitas doenças graves estão associadas ao uso de drogas como transtorno mental e AIDS.

Assim REIVINDICAMOS uma postura firme do Congresso Nacional aprovando uma legislação que vise: 
1) PUNIR com rigor o tráfico. 
2) FORTALECER o trabalho da polícia e da Justiça, deixando a critério delas a avaliação das circunstâncias para qualificar uso, trafico. 
3) VALORIZAR as audiências de custódia. 
4) NÃO DESCRIMINALIZAR E SIM INIBIR o consumo e porte de drogas.
5) OBRIGAR o Estado a garantir tratamento adequado e humanizado aos dependentes químicos prevendo, inclusive, a internação hospitalar involuntária no início de seu tratamento, desde que solicitado pela família e autorizado pelos médicos.
6) INCLUIR dentro das Redes de Atendimento aos Dependentes, as comunidades terapêuticas que promovam a abstinência assistida, criadas por entidades sociais e religiosas.” 


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda