Destaques

sábado, 26 de novembro de 2016

CANABIDIOL Argentina: deputados aprovaram uso medicinal do óleo de CANABIDIOL

A iniciativa, que será enviada ao Senado para à sua sanção definitiva, permite importar óleo de cannabis para os pacientes com indicação médica, mas não contempla o auto-cultivo, uma reclamação das famílias que já tratam os seus filhos com esse óleo e que poderiam receber as mesmas penas do que os traficantes.

Por 221 votos a favor, a Câmara de Deputados da Argentina aprovou o projeto de lei que autoriza o Estado para importar e distribuir o óleo de cannabis para pacientes com indicação médica. A iniciativa foi aprovada em geral, já que impulsou-se uma proposta de Cambiemos (atualmente no Governo) que descartava habilitar o auto-cultivo e abre um “período janela” de importação até que o Estado esteja em condições de produzi-lo. O projeto presentado pelo Frente para la Victoria (o partido político da ex Presidenta Cristina Fernández de Kirchner) contemplava sim legalizar o cultivo pessoal para esses casos, como tinha sido solicitado pelas organizações e familiares que promoveram essa iniciativa.

Durante o debate, a deputada do Frente para la Victoria e presidenta da Comissão da Saúde, Carolina Gaillard, advertiu que com a sanção da iniciativa impulsa pelo oficialismo os familiares que usam o cannabis medicinal podem ser enquadrados dentro do delito que impõe a lei vigente e advertiu que “o óleo importado serve, mas não para todas as patologias”.

Gaillard advertiu que o Estado continua criminalizando o uso do cannabis e afirmou que “o Estado não pode atender à demanda toda”. Com argumentos similares, a deputada kirchnerista Nilda Garré destacou que “todos os países tem sido criativos e flexíveis para garantir que as pessoas possam resolver os seus graves problemas de saúde”, em referência aos 20 países europeus, 23 Estados dos Estados Unidos, Canadá, Uruguai e Chile, que já têm legislações adequadas.

25/11/2016 | Fonte: Página|12 - Autor: Alejandra Hayón - Fonte: Página|12, Imagem: Página|12


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda