Destaques

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ANVISA prepara qualificação profissional das VISAs

Formação e Aperfeiçoamento Profissional
Por uma vigilância sanitária mais eficaz e qualificada
A gestão da educação em vigilância sanitária tem por finalidade tornar a formação profissional nesta área mais efetiva, assegurando a prestação de serviços qualificados à sociedade, em atenção aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A resposta para esse desafio é alcançar a integração, entre todos os componentes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), na ação de proteger e promover a saúde da população, respeitando as diversidades e as especificidades locais.
A Anvisa fundamenta a gestão da educação em vigilância sanitária sob os eixos do Plano Diretor de Vigilância Sanitária – PDVISA (2007); as Diretrizes para a Gestão da Educação em Vigilância Sanitária e suas Proposições Regionais (2012-2013) - publicação que reuniu o resultado das discussões do tema nas cinco regiões brasileiras - ; em consonância às Diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, do Ministério da Saúde. A gestão da educação em vigilância sanitária tem-se pautado, também, nas discussões sobre os desafios e estratégias de superação realizadas durante o Ciclo de Debates em Vigilância Sanitária 2015.
As iniciativas de formação e de aperfeiçoamento profissional em vigilância sanitária, especialmente destinada aos trabalhadores que atuam no SNVS, têm-se estruturado no Capacita-Visa.


Capacita-Visa

A organização dos cursos voltados para a formação e o aperfeiçoamento profissional
é uma ação necessária e estratégica para a consolidação do SNVS.

Organizar, integrar e sistematizar as iniciativas de formação e aperfeiçoamento dos trabalhadores das coordenações de vigilância sanitária de estados e municípios. Com este objetivo em breve será lançado o Capacita-Visa, uma publicação eletrônica semestral, que fará a divulgação de iniciativas de capacitação tanto de cursos oferecidos pelas áreas técnicas da Anvisa aos estados e municípios quanto das ações educativas realizadas por estados e municípios para capacitar seus profissionais.
Além disso, o Capacita-Visa apresentará um rol de cursos oferecidos pelas escolas técnicas do SUS (ETSUS) e demais instituições de ensino vinculadas ao sistema de saúde, destinados à formação básica em vigilância sanitária e ao aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
Para efetivar a gestão da educação em vigilância sanitária é preciso lançar mão de estratégias ancoradas nas necessidades de saúde, metas e objetivos institucionais, que atendam as demandas de qualificação profissional do SUS.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda