Destaques

domingo, 28 de outubro de 2018

PÓLIO À BEIRA DA ERRADICAÇÃO


A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que a poliomielite (pólio) está no caminho de se tornar a segunda doença humana a ser erradicada. Marcando o Dia Mundial de Combate à Poliomielite no início desta semana (24 de outubro), a OMS disse que, até o momento, foram detectados apenas 20 casos de poliovírus selvagem em 2018 no Afeganistão, Nigéria e Paquistão, os três países endêmicos remanescentes. 

Apesar de ter havido uma redução de 99,9% nos casos de pólio em todo o mundo, a organização disse que já comprovou-se que lidar com esse 0,01% dos casos de pólio é difícil, e alertou que os esforços de vacinação devem continuar. 

Um relatório recente da Comissão Regional Europeia de Certificação da Erradicação da Poliomielite (RCC) demonstrou preocupação com a redução da vacinação em alguns países. Bósnia e Herzegovina, Romênia e Ucrânia foram identificadas como sendo de alto risco para uma possível disseminação do poliovírus se o vírus fosse importado ou emergisse e, 21 países foram considerados de risco intermediário.

Em uma declaração a OMS disse que “até que as últimas cadeias de circulação em áreas endêmicas tenham sido interrompidas, a importação do vírus para países que já o erradicaram continua sendo uma ameaça”. 

Univadis Medical News26


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda