Uma nova injeção contraceptiva masculina provou ser eficaz na prevenção da gestação.
Em um estudo financiado parcialmente pela OMS, UNICEF e pela Fundação Bill & Melinda Gates, a combinação de progesterona e testosterona de ação prolongada apresentou uma eficácia de quase 96% como método contraceptivo.
No estudo, 320 homens entre 18 e 45 anos de idade receberam injeções a cada oito semanas por até 56 semanas. O tratamento foi eficaz na redução da contagem de espermatozoides para até 1 milhão/ml durante 24 semanas em 274 participantes. Quatro gestações ocorreram durante a fase ativa do estudo.
Contudo, pesquisadores foram obrigados a parar de incluir novos participantes em 2011 devido à taxa de eventos adversos, particularmente depressão e outros distúrbios do humor.
Um dos autores do estudo, Mario Philip Reyes Festin, da Organização Mundial da Saúde, afirmou ser necessário mais trabalho para encontrar a combinação certa de hormônios.
“Mais pesquisas são necessárias para avançar este conceito ao ponto de poder estar amplamente disponível para homens como método contraceptivo”, afirmou Festin. “Apesar de as injeções terem sido eficazes na redução das taxas de gestação, a combinação de hormônios precisa ser mais bem estudada para considerar um bom equilíbrio entre eficácia e segurança.”
• Univadis
0 comentários:
Postar um comentário