Destaques

quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama


O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado por indivíduos, empresas e organizações na luta e prevenção do câncer de mama. É por esse motivo que durante esse mês a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com objetivo promover indicar a adesão ao movimento.
O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.

Nos últimos anos o Blog da Saúde tem divulgado matérias sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Confira algumas delas:
A amamentação gera inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê. A prevenção do câncer de mama é um deles. O risco de contrair a doença diminui 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação, estima um estudo com mulheres de 30 diferentes nacionalidades, publicado em 2002. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e situação hormonal (pré ou pós- menopausa).
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Confira o perguntas e respostas sobre as principais dúvidas sobre a doença.
Aos 34 anos a policial militar Joyce Avelar recebeu o diagnóstico de câncer de mama. A notícia foi seguida de uma intensa busca pela sua recuperação, no Hospital Federal dos Servidores (HFSE). Em 2015 ela passou por duas cirurgias e sessões de quimioterapia. Hoje é acompanhada por uma equipe multidisciplinar e retomou a rotina doméstica e as atividades profissionais. Quando questionada sobre os planos para o futuro ela é taxativa: Estou sedenta por viver!
Amigas do Peito aborda afeto como estratégia de superação em grupo de pacientes do Hospital Federal Cardoso Fontes. Experiência do grupo será piloto de humanização no tratamento de mulheres mastectomizadas nos hospitais federais
Saiba mais sobre o câncer de mama, segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil – atrás apenas do de pele não melanoma –, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Conheça os direitos das trabalhadoras diagnosticadas com câncer de mama 
Saque do FGTS e do PIS/Pasep, auxílio-doença, acompanhante e isenção do Imposto de Renda estão entre as medidas de apoio às mulheres com a doença


Janaina Bolonezi, para o Blog da Saúde. 


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda