Destaques

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

PERSISTÊNCIA DOS CORONAVÍRUS EM SUPERFÍCIES INANIMADAS E SUA INATIVAÇÃO COM AGENTES BIOCIDAS


O surgimento de um novo coronavírus humano, SARS-CoV-2, tornou-se uma preocupação com a saúde, causando graves infecções do trato respiratório em humanos. Humano a humano transmissões foram descritas com tempos de incubação entre 2-10 dias, facilitando a sua propagação através de gotículas, mãos ou superfícies contaminadas.

Os autores do trabalho revisaram, portanto, a literatura em todas as informações disponíveis sobre a persistência de doenças humanas e veterinárias coronavírus em superfícies inanimadas, bem como estratégias de inativação com agentes biocidas utilizado para desinfecção química, p. em instalações de saúde.

A análise de 22 estudos revela que os coronavírus humanos, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) coronavírus, coronavírus da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) ou endemia humana coronavírus (HCoV) podem persistir em superfícies inanimadas como metal, vidro ou plástico por até 9 dias, mas pode ser inativado eficientemente por procedimentos de desinfecção de superfície com 62 e 71% etanol, peróxido de hidrogênio a 0,5% ou hipoclorito de sódio a 0,1% em 1 minuto. De outros agentes biocidas como cloreto de benzalcônio a 0,05e0,2% ou digluconato de clorexidina a 0,02% são menos eficazes.

Como não existem terapias específicas disponíveis para SARS-CoV-2, a contenção e prevenção de novas propagações será crucial para interromper o surto em andamento e controlar esse novo segmento infeccioso.

O trabalho completo pode ser encontrado, em anexo

ª 2020 The Healthcare Infection Society. Publicado por Elsevier Ltd. Todos os direitos reservados.
G. Kampf a, *, D. Todt b, S. Pfaender b, E. Steinmann b
a University Medicine Greifswald, Institute for Hygiene and Environmental Medicine, Ferdinand-Sauerbruch-Straße, 17475 Greifswald, Germany
b Department of Molecular and Medical Virology, Ruhr University Bochum, Universita¨tsstrasse 50, 44801 Bochum, Germany



0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda