Destaques

domingo, 1 de julho de 2018

Novartis vai desistir da Alcon, segundo o CEO, Vas Narasimhan para se concentrar em pesquisar novas drogas para câncer


Menos de metade do seu primeiro ano como diretor executivo da Novartis AG , Vas Narasimhan, planeja uma terceira grande transação para priorizar seu foco no desenvolvimento de medicamentos de ponta.

A farmacêutica suíça disse na última sexta-feira que vai cindir sua unidade de cuidados com os olhos, Alcon, e aplicar $ 13 bilhões  dos recursos obtidos com a venda, anunciada em março, de sua participação em uma  joint venture com a GlaxoSmithKline Plc no mercado de saúde do consumidor de recomprar até US $ 5 bilhões em ações.

Vas Narasimhan
Fonte: Novartis AG

Juntamente com a compra da farmacêutica AveXis Inc., em abril, por US $ 8,7 bilhões, os movimentos impulsionam a ênfase do CEO em pesquisar, encontrar e trazer novos medicamentos para o mercado. O médico formado em Harvard está deixando de lado a Alcon, com lento desempenho, enquanto renova a cultura da Novartis para tentar torná-la líder em inovação e no uso de novas tecnologia.

A Novartis está procurando projetos, fora da empresa, para ampliar o programa de terapia genética, concentrando-se em câncer, neurociência e oftalmologia após a aquisição da AveXis, disse o CEO em uma entrevista. A empresa também quer se aprofundar mais em estratégias para direcionar proteínas relacionadas a doenças que não foram bem compreendidas, potencialmente através de colaboração, disse ele.

"Queremos poder concentrar nossa alocação de capital em nosso núcleo, e acreditamos que nosso núcleo será plataformas inovadoras para desenvolver medicamentos inovadores e investir em dados e tecnologias digitais", disse Narasimhan.

A última alienação reverterá uma das principais etapas estratégicas realizadas por Daniel Vasella, que presidiu a criação da Novartis em 1996 e atuou como CEO até 2010. Na época da compra da Alcon, as empresas farmacêuticas estavam diversificando para reduzir a dependência de medicamentos de marca em meio a concorrência de cópias genéricas e atrasos para novos produtos.

A Novartis comprou a empresa em etapas por mais de US $ 50 bilhões. Os ganhos na unidade despencaram após a aquisição, e o sucessor de Vasella, Joe Jimenez, disse no ano passado que a empresa estava considerando todas as opções .

Jimenez disse então que a Alcon poderia ser atraente para os investidores, dada a escassez de ativos de saúde com uma avaliação que varia de US $ 25 bilhões a US $ 35 bilhões. Stefan Schneider, analista do Bank Vontobel AG, avaliou a cisão entre US $ 15 bilhões e US $ 23 bilhões, segundo uma nota aos clientes na sexta-feira.

Recuperação de Vendas
A Novartis tem tentado reviver a problemática unidade oftalmológica, e Jimenez disse aos investidores em 2015 que espera criar um plano para que a Alcon "volte a ter uma taxa de crescimento decente". Embora os sinais de uma reviravolta tenham surgido no ano passado, empresa reconheceu que levou mais tempo do que o esperado.

Jimenez disse no ano passado que a cisão agregaria valor ao mesmo tempo em que renderia duas empresas focadas. Depois de avaliar as possibilidades, incluindo uma venda e uma oferta pública inicial, a empresa decidiu que a cisão é o melhor caminho para beneficiar os acionistas, disse Narasimhan em uma teleconferência com repórteres. Ele disse que é prematuro comentar o valor da nova empresa.

Após a separação, a Alcon será incorporada na Suíça, com Fort Worth, no Texas, continuando a ser um local-chave, disse a Novartis. Quando foi adquirido, o negócio consistia em equipamentos cirúrgicos, oftalmologistas e produtos de cuidados com a visão, incluindo lentes de contato e colírios. As drogas agora fazem parte da unidade farmacêutica da Novartis e permanecerão com a empresa controladora. Como atualmente constituído - com equipamentos e produtos para os olhos - a Alcon teve vendas de US $ 6 bilhões no ano passado.

Listagem Suíça
O CEO da Alcon, Mike Ball, será o presidente da empresa após a cisão, que está sujeita à aprovação do conselho e dos acionistas da Novartis na reunião anual de 2019. David Endicott, diretor de operações da Alcon, será o novo CEO da empresa. A listagem será na SIX Swiss Exchange e na New York Stock Exchange, disse a Novartis.

A Novartis está avançando com o desmembramento no momento em que os negócios da Alcon estão se recuperando. As vendas no primeiro trimestre foram melhores do que os analistas previam, de acordo com o Morgan Stanley.

Uma área-chave para a Novartis prospectar medicamentos está em um campo chamado degradação proteica direcionada, disse Narasimhan. A estratégia envolve induzir células a destruir proteínas prejudiciais usando seu próprio mecanismo natural de descarte.

"Nossa esperança é que isso abra toda uma série de novos alvos" que as drogas existentes não conseguiram atingir, disse ele. "Há uma grande quantidade de proteínas que temos a oportunidade de direcionar melhor."

A Novartis tem ampla força em seu balanço para fazer mais aquisições no âmbito de seus acordos recentes, disse ele. Embora as valorizações continuem desafiadoras em termos de compras potenciais, a Novartis continua a buscar aquisições para reforçar negócios importantes, disse ele.

( Adiciona comentários do CEO no quarto parágrafo )
De : James Paton  e Phil Serafino da Bloomberg


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda