Destaques

segunda-feira, 23 de março de 2015

Globavir anuncia parceria com a BioManguinhos/Fiocruz para avaliação conjunta de testes de diagnóstico da dengue

A Globavir Biosciences, Inc. ("Globavir"), empresa de biotecnologia que desenvolve tecnologias de diagnóstico e produtos terapêuticos para tratamento de doenças infecciosas, anunciou uma parceria com a BioManguinhos, divisão da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para uma avaliação conjunta do teste de diagnóstico da dengue por RT-PCR PanGlob™ da Globavir. Segundo os termos do acordo, as partes irão trabalhar em conjunto para avaliar de desenvolver o PanGlob, para lançamento comercial no Brasil. O PanGlob, em comparação com qualquer outro teste de diagnóstico da dengue, é mais sensível na detecção do vírus da dengue em amostras de pacientes. Essa colaboração poderá resultar em futuras joint ventures ou transferências de tecnologia.

O teste de diagnóstico da dengue por RT-PCR PanGlob™ é capaz de identificar a presença do ARN da dengue em uma amostra do ácido nucleico extraído, indiferentemente do sorotipo do vírus específico. Em estudos preliminares, o PanGlob™ demonstrou sensibilidade e especificidade maiores para a detecção da dengue e por um intervalo de tempo mais longo da infecção, do que outros testes disponíveis atualmente. Uma versão de testes laboratoriais remotos (point-of-care) para diagnóstico está em desenvolvimento, atualmente.

O vírus da dengue, que é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, infecta pelo menos 3 milhões de brasileiros a cada ano, de acordo com estimativas atuais. O vírus da dengue é sazonal no Brasil, com a quantidade de infecções aumentando do final do verão ao começo do outono (fevereiro a abril).

"Temos uma grande convicção de que o diagnóstico PanGlob™ da Globavir irá fornecer uma arma extremamente necessária para combater infecções da dengue no Brasil", disse o presidente e CEO da Globavir, Dr. Shalabh Gupta. "Diagnosticar corretamente as amostras clínicas é o primeiro passo para identificar e controlar epidemias. Através dessa parceria com a BioManguinhos, o poderoso teste de diagnóstico da Globavir estará disponível para uso na próxima estação de dengue".

Sobre a Dengue

A infecção pelo vírus da dengue (DENV) afeta, segundo estimativas atuais, 390 milhões de pacientes no mundo, com quase 100 milhões desses casos manifestando consequências que variam da dolorosa Febre da Dengue à potencialmente fatal Dengue Grave, como a Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) e a Síndrome do Choque da Dengue (SCD). Impulsionada pelo maior volume de viagens e pela dispersão mundial do inseto vetor Aedes aegypti, a quantidade de infecções por DENV relatada vem dobrando a cada 10 anos, no último meio século, e a infecção por DENV foi identificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a doença causada por artrópode de crescimento mais rápido. Embora apenas nove países tenham relatado transmissões endêmicas antes de 1970, a infecção por DENV é relatada, agora, em mais de 100 países e epidemias recentes ocorreram nos estados da Flórida e do Texas nos EUA, bem como em Portugal, Reino Unido e em outras regiões que, anteriormente, a doença não era endêmica.

Sobre a Globavir

A Globavir Biosciences é uma empresa especializada em doenças infecciosas, que desenvolve tecnologias que salvam vidas, para diagnóstico e tratamento de algumas das doenças virais mais fatais do mundo. A Globavir está desenvolvendo uma poderosa combinação de terapias medicamentosas e de testes de diagnóstico para o tratamento da Febre da Dengue e está investindo em um candidato de desenvolvimento para o tratamento do Ebola, o GBV006. A Globavir, sediada em Los Altos, Califórnia, EUA, detém os direitos para desenvolver e comercializar uma plataforma de testes para diagnóstico baseados em sangue, desenvolvida pela Universidade de Stanford. A Globavir também foi escolhida recentemente com uma das empresas de portfólio aceitas pela StartX, uma aceleradora da Universidade de Stanford.

Os testes de diagnósticos e kits de teste da Globavir estão prontos para ser comercializados em todo o mundo. A empresa tem o principal teste de diagnóstico molecular baseado em sangue, para detectar a infecção do dengue, bem como uma plataforma para outros testes de detecção de vírus. O principal diagnóstico da dengue da Globavir está programado para iniciar testes clínicos nos próximos seis meses.

Sobre a BioManguinhos

A BioManguinhos é uma unidade de tecnologia científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A Fiocruz é vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, com diversos institutos trabalhando em áreas diferentes do setor de saúde (pesquisa e desenvolvimento, informação científica, história, educação, fabricação de tratamento de saúde). A BioManguinhos desenvolve e fabrica vacinas, produtos bioterapêuticos e diagnósticos, para atender as necessidades de saúde pública, indicadas pelo Ministério da Saúde do Brasil. Atualmente, a lista de produtos da BioManguinhos tem 10 vacinas, 11 diagnósticos e 2 produtos bioterapêuticos.

Declarações prospectivas e informações

Com o objetivo de fornecer aos investidores da Globavir um entendimento de seus resultados atuais e perspectivas futuras, este comunicado à imprensa contém declarações que são declarações prospectivas. Quaisquer declarações contidas neste comunicado à imprensa, que não sejam declarações de fatos históricos, podem ser consideradas declarações prospectivas. Palavras como "acredita", "prevê", "programado", "espera", "planeja", "supõe", "irá", "pretende", "potencial", "possível" e expressões similares se destinam a identificar declarações prospectivas. Estas declarações prospectivas incluem declarações sobre o desenvolvimento de candidatos a produtos da Globavir, sua eficácia, potência e utilidade no tratamento de doenças raras e infeciosas, seu potencial para tratar um grande número de doenças humanas e estudos da Globavir. Estas declarações prospectivas envolvem riscos e incertezas, muitos dos quais estão além do controle da Globavir. Fatores de risco conhecidos incluem, entre outros: estudos clínicos podem não demonstrar a segurança e a eficácia de qualquer um dos candidatos a medicamentos da Globavir e/ou à plataforma de tecnologia da Globavir; e qualquer um dos candidatos a medicamento da Globavir pode falhar no desenvolvimento, pode não receber as aprovações regulamentares exigidas ou se atrasar até um ponto em que não se torna comercialmente viável. Qualquer um dos riscos precedentes pode afetar substancialmente e adversamente os resultados empresariais da Globavir.

A Globavir não assume qualquer obrigação de atualizar publicamente suas declarações prospectivas, com base em eventos ou circunstâncias que ocorrerem depois da presente data.

FONTE Globavir Biosciences, Inc.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda