A Secretaria de
Desenvolvimento e Competitividade Industrial (SDCI) publicou o estudo realizado
em parceria com a Directorate-General for Mobility and Transport (DG MOVE) no
âmbito do Programa Diálogos Setoriais Brasil – União Europeia.
Acesse a integra do Estudo, emanexo
O Estudo abordou temas
específicos da indústria de VANT desenvolvida no Brasil e na União Europeia, a
fim de identificar pontos de complementariedade entre as duas regiões e
analisar especificidades do panorama comercial e ambiente regulatório deste
Setor.
Tendo como objetivo principal
aprofundar o conhecimento sobre as experiências atuais brasileiras e europeias
na área de VANT e suas respectivas políticas para o Setor, o trabalho também
ajudou a prospectar potenciais complementariedades entre as duas regiões.
No Brasil, até pouco tempo, os
veículos aéreos não tripulados eram utilizados exclusivamente como aeromodelos
ou alvos aéreos para o treinamento das forças armadas. O avanço tecnológico em
diversas áreas e a redução da complexidade de operação e de controle são
fatores que viabilizaram o emprego dos VANT em várias outras aplicações. Entre
estas, se destacam as militares, agropecuárias, controle de vetores, de
segurança e de mineração, apresentando o maior potencial de retorno econômico
por enquanto e as empresas focadas nesses mercados são as que apresentaram
maiores investimentos e faturamentos.
Por se tratar de uma indústria
nova e em ampla ascensão, o trabalho buscou identificar suas principais
tendências industriais, comerciais e tecnológicas. Adicionalmente, foi feito um
mapeamento detalhado dos principais atores envolvidos e das questões
relacionadas ao seu panorama comercial e regulatório. A maioria dos países do
mundo ainda não possui uma regulamentação específica para VANT, o que tornou este
um tema central para a análise de possíveis cenários futuros.
A análise do panorama
brasileiro foi feita pelo consultor Ricardo Veiga, coronel-aviador da reserva
da Força Aérea Brasileira (FAB), e o estudo europeu foi conduzido pelo
consultor José Maria Pecharromán, Diretor de Segurança da Aviação da European
Civil Aviation Conference (ECAC).
Assessoria de Comunicação
Social do MDIC
Anexo:
0 comentários:
Postar um comentário