Destaques

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Médico César Neves deixa chefia de gabinete para assumir titularidade como Secretário de Saúde

Especialista em Cirurgia Geral e Gastroenterologia e com experiência na área de gestão, ele sucede ao também médico Beto Preto, que deixou a função para concorrer a cargo eletivo nas eleições de outubro

O governador Ratinho Junior confirmou na segunda-feira (4) a mudança no comando da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. O novo secretário é o médico César Augusto Neves Luiz (CRM-PR 13.166), que respondia pela chefia de gabinete da Pasta e agora substitui Beto Preto, que se afasta da função para concorrer ao legislativo federal nas próximas eleições. Beto Preto é um dos seis secretários, dentre outros ocupantes de cargos públicos, que deixam o governo estadual neste momento.


Dr. César Neves, novo secretário de Saúde. (Foto: Arquivo)

Natural de Passo Fundo (RS), o Dr. César Neves formou-se em janeiro de 1992 pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus de Curitiba. Tem títulos de especialista em Cirurgia Geral e Gastroenterologia, além de pós-graduado em Endoscopia Digestiva, Medicina do Trabalho e Gestão Pública e Auditoria. Atuou também como médico-auditor do município de Curitiba, além de diretor de Gestão Hospitalar em Araucária e médico perito do Ministério Público do Paraná. Era chefe de gabinete da Sesa desde 2019. Completará 55 anos de idade em setembro. O presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, dirigiu cumprimentos ao novo titular da Sesa, desejando pleno êxito em sua nova missão e exaltando as importantes parcerias já implementadas em prol da saúde da população paranaense.

Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto (CRM-PR 14.525), tinha assumido como titular da Secretaria de Estado da Saúde no início do mandato do governador Ratinho Júnior. A sua gestão foi marcada pelo enfrentamento da pandemia da Covid-19, ocupando posição de destaque no cenário nacional pelos resultados positivos alcançados. Beto Preto foi responsável pelo processo de regionalização da saúde, em continuidade ao trabalho de descentralização da Pasta. No período que esteve à frente da Sesa, ainda, manteve permanente diálogo com as entidades médicas representativas. Desta relação estreita, por exemplo, surgiram iniciativas que aproximaram os médicos dos pacientes durante a pandemia, como a instituição de mecanismos para emissão de receitas, atestados, exames e de outras aplicações da telemedicina.

Outras mudanças na gestão estadual

Ainda na segunda-feira, o governador Ratinho Junior confirmou a mudança no comendo de outras cinco secretarias estaduais, além da Saúde, bem como a substituição de diretores-presidentes, superintendentes e outros servidores. As alterações levam em conta a legislação eleitoral, que exige a desincompatibilização de interessados no pleito de outubro de função na administração pública direta ou indireta.

Além do Dr. César Neves, os demais secretários são Louise da Costa e Silva Garnica (Planejamento e Projetos Estruturantes), ampliando a participação das mulheres no primeiro escalão da administração estadual; Everton Souza (Desenvolvimento Sustentável e Turismo); Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência); Fernando Furiatti (Infraestrutura e Logística); e Rogério Carboni (Justiça, Família e Trabalho). Eles substituem, respectivamente, Valdemar Bernardo Jorge, Márcio Nunes, Marcel Micheletto, Sandro Alex e Ney Leprevost.

“São mudanças que levam em consideração a lei eleitoral. E praticamente todas as trocas são por pessoas que já estavam nas secretarias, conhecem o trabalho muito de perto, são parte da administração estadual há algum tempo. Com isso, valorizamos a meritocracia, o trabalho de quem é técnico”, afirmou Ratinho Junior. “Reforçamos também a presença da mulher no nosso governo. A doutora Louise já vinha fazendo um belíssimo trabalho no Planejamento. Um grande quadro que temos e que agora ascende ao secretariado”.

Com a saída de Fernando Furiatti para o comando da Infraestrutura e Logística, Alexandre Castro Fernandes passa a ser diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). Ele atuava como diretor de Operações do órgão. Também deixaram o governo Mauro Rockenbach (superintendente de Diálogo e Interação Social); Daniel Vilas Bôas (superintendente de Relações Institucionais); Marcelo Rangel (superintendente de Inovação); Ricardo Maia (superintendente de Apoio aos Municípios); Marcus Tesserolli (diretor-geral da Paraná Edificações); Cláudio Palozi (superintendente da Paraná Educação); e Luis Corti (diretor de Regularização Fundiária da Cohapar). Dois novos superintendentes já foram confirmados: Fabiano Lazarino Antunes (Relações Institucionais) e Roland Rodolfo Rutyna (Diálogo e Interação Social).

Fontes: CRM-PR e SESA/PR

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda