Pesquisadores e estudantes de
qualquer lugar do mundo que tenham interesse na área de bioinformática poderão
se inscrever, a partir de janeiro de 2017, no curso Princípios e Tendências em
Genômica e Biologia Computacional. Trata-se de uma disciplina online em nível
de pós-graduação, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Informática em
Biossistemas da Fiocruz Minas, em parceria com pesquisadores do Instituto
Pasteur. O curso, oferecido em idioma inglês, será disponibilizado,
gratuitamente, na Plataforma Pasteur.
“É o primeiro projeto
colaborativo de ensino a distância envolvendo as duas instituições. A ideia é
facilitar o acesso ao aprendizado, permitindo ao aluno obter conhecimento,
estando em qualquer lugar e no momento em que for mais apropriado para ele”,
destaca a pesquisadora da Fiocruz Minas Sara Cuadros, uma das idealizadoras do
projeto.
O curso é composto por quatro
módulos que abordam diversos aspectos da bioinformática, incluindo estrutura e
organização do genoma, introdução ao Linux, além de tópicos mais avançados como
transcriptômica e proteômica. O conteúdo será apresentado por meio de aulas de
vídeo, leitura recomendada, exercícios e, em alguns módulos, serão
disponibilizados ainda links externos e atividades complementares.
Com duração estimada de 30
horas, o curso será aberto como um MOOC que, em português, significa curso
online aberto e massivo. A principal característica dessa modalidade é que,
embora o conteúdo possa ser acessado a qualquer momento, há tarefas que devem
ser realizadas semanalmente. Dessa forma, ao se inscrever, o aluno receberá um
cronograma e um calendário que o ajudarão a acompanhar o processo.
“Cada pessoa pode seguir o
ritmo que encaixar melhor à sua rotina; entretanto, há um prazo para que as
tarefas sejam entregues. A proposta desse tipo de curso é estimular o
engajamento do aluno e evitar que a atividade seja abandonada antes da
conclusão, uma situação ainda comum no campo da educação a distância”, explica
Sara.
Outra característica do MOOC é
que o curso é totalmente autoinstrucional e, dessa forma, não há monitoria.
Assim, em cada sessão disponibilizada, o aluno encontrará um resumo, nome do
instrutor, além de diretrizes sobre como navegar e acessar o conteúdo.
Equipe multidisciplinar
Idealizado pela pesquisadora
do Instituto Pasteur Carolina Mizuno e pelos pesquisadores da Fiocruz Minas
Sara Cuadros, Fabiano Pais e Victor Pylro, o curso Princípios e
Tendências em Genômica e Biologia Computacional contou, em todo o processo de
elaboração, com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais
conhecidos internacionalmente, que atuam em diversas instituições, como
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de São Paulo
(USP), centros de pesquisas da Espanha, Holanda e Portuga (veja coordenação e corpo docente). O financiamento foi
feito pela Rede Internacional do Instituto Pasteur (RIIP).
“A coordenação de um curso de
âmbito internacional foi uma experiência bastante positiva. Trata-se de uma
iniciativa que favoreceu a consolidação de colaborações entre diversos grupos
de pesquisa, da qual esperamos obter resultados ainda mais favoráveis. O
Instituto Pasteur tem investido em iniciativas nesse formato e, certamente,
nosso curso será amplamente divulgado para os pesquisadores da RIIP, da qual a
Fiocruz também faz parte”, afirma a pesquisadora do Instituto Pasteur Carolina
Mizuno, uma das idealizadoras do projeto e também integrante da equipe de
coordenação.
Piloto
O conteúdo do curso foi
produzido ao longo deste ano e disponibilizado aos alunos de pós-graduação da
Fiocruz Minas durante o 2º semestre, dentro de uma disciplina intitulada
Tópicos em Genômica e Biologia Computacional. Diferentemente da modalidade
MOOC, os estudantes puderam se comunicar com os professores para esclarecer
dúvidas ou resolver problemas técnicos.
“Essa possibilidade de
interação com o corpo docente é o que caracteriza uma modalidade de EaD,
conhecida como SPOC (Small Private Online Course). A vantagem desse tipo de
disciplina em um programa de pós-graduação é que o aluno que, por algum motivo,
estiver viajando para outro país tem a opção de dar prosseguimento ao período
letivo”, diz Sara. Segundo ela, a intenção agora é oferecer essa modalidade em
outros programas de pós-graduação da Fiocruz, conforme haja demanda.
A criação do curso online em
idioma inglês, disponibilizado gratuitamente a qualquer interessado, vai ao
encontro das ações de internacionalização da Fiocruz Minas. Para a vice-diretora
de ensino e comunicação da unidade, Cristiana Brito, a iniciativa possibilita
estabelecer novos contatos, aumentando a troca de conhecimentos entre
pesquisadores da Fiocruz e de outras instituições de diversas partes do mundo.
“ O interesse em firmar
parcerias e trabalhar em conjunto com outras instituições é uma característica
da Fiocruz, consolidada na área da pesquisa há muito tempo. Precisamos
fortalecer essa prática também no ensino, pois essa troca, sabemos, é benéfica
para todos”, afirma. Segundo ela, é preciso pensar em novas formas de abrir as
portas para o estudante estrangeiro.
“Essa disciplina em inglês é
um primeiro passo. Precisamos pensar sobre como facilitar a vida dos estudantes
estrangeiros que querem estudar na nossa instituição”, destaca.
Fonte: Portal Fiocruz
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