A Sociedade Brasileira de
Dermatologia enfatiza a importância de hábitos cotidianos para a prevenção ao
câncer da pele com a mensagem “Se exponha mas não se queime".
De acordo com dados do
Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos surgem mais de 176 mil casos
de câncer da pele, o de maior incidência no país. Atenta a esse alto índice, a
Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desenvolve, desde 2014, o movimento
Dezembro Laranja, com a promoção de uma série de iniciativas de conscientização
sobre a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, incluindo a importância da
fotoproteção para a redução dos riscos. Este ano, pela primeira vez, a campanha
continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na internet, ruas,
praias e parques.
Sob o slogan “Se exponha mas
não se queime”, a campanha pretende conscientizar e educar as pessoas sobre os
riscos do câncer da pele decorrentes da exposição excessiva ao sol sem
proteção, lembrando que filtro solar não é o único cuidado contra a radiação
ultravioleta. A mensagem visa atingir, sobretudo, quem trabalha sob o sol ou ao
ar livre e as pessoas em seu cotidiano profissional e em momentos de lazer.
“Queremos divulgar para a
grande população, especialmente para os trabalhadores que desempenham suas
funções expostos ao sol, como carteiros, vendedores ambulantes, operários da
construção civil, feirantes e outros, esse conjunto de atitudes, essenciais
para que essa exposição prolongada não traga problemas de saúde”, afirma o
presidente da SBD, José Antonio Sanches.
A recomendação é de que usem
equipamentos de proteção individual (EPI): chapéus de abas largas, óculos
escuros, roupas que cubram boa parte do corpo e protetores solares com fator
mínimo de proteção solar (FPS) 30. A hidratação constante também faz parte
dessas medidas fotoprotetoras, sem esquecer de evitar os horários de maior
insolação: de 10h às 16h.
Entre as iniciativas
previstas, estão a divulgação de peças publicitárias na internet (Facebook,
Instagram e site), com concentração durante o mês de dezembro, que alertam
sobre a incidência do câncer da pele. As peças virão marcadas com a hashtag
#DezembroLaranja e #ControleoSol. O público interessado poderá divulgar a
campanha nas redes sociais, customizando a foto de perfil, postar o texto com
fundo laranja no Facebook ou usar o filtro laranja do Stories no Instagram.
Assim como em anos anteriores,
personagens e lideranças em suas áreas de atuação participarão do movimento
vestindo a cor laranja e monumentos nacionais serão iluminados com a cor
símbolo da campanha, frisando o compromisso com a prevenção e medidas
protetoras.
Para saber mais sobre a
campanha, acesse: www.dezembrolaranja.com.br
Fonte: Associação
Brasileira de Dermatologia (SBD)
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