Com faturamento total de R$
1,6 bilhão e responsáveis por comercializar 299,5 milhões de unidades de
medicamentos no ano passado, 35 importantes distribuidoras regionais decidiram
unir forças em torno de uma central de negócios e acabam de formar a Redifar. O evento de lançamento
ocorreu no dia 7 de fevereiro, em São Paulo (SP), e reuniu cerca de 200 convidados
no Novotel São Paulo Jaraguá Conventions, entre empresários e altos executivos
da indústria, do setor de distribuição e de redes de farmácia.
Hoje, essas empresas já
atendem 43,2 mil farmácias em 4.995 municípios, o que corresponde a quase 97%
da população. “As distribuidoras médias, no entanto, carecem de ferramentas
para acessar novos mercados, ganhar economia de escala e racionalizar custos”,
argumenta o diretor executivo da Redifar, Geraldo
Monteiro.
Outro desafio que estimula a
central de negócios está relacionado à pulverização do mercado farmacêutico no
Brasil, já que quase metade (47%) das vendas de medicamentos se concentram em
municípios com até 300 mil habitantes, de acordo com a IQVIA. “Esse cenário reforça a importância de
uma estratégia comercial unificada, que viabilize a realização de compras
conjuntas e simplifique a interação de todo o canal farma”, destaca. As
integrantes da rede totalizam 90 mil m² de centros de distribuição e empregam
diretamente 3,2 mil profissionais, dos quais 1.293 são representantes.
“Indústrias estrangeiras, que
muitas vezes não têm acesso e dificuldade de negociação com várias
distribuidoras e desejam expandir a atuação no Brasil, podem encontrar na
Redifar um aliado, assim como redes que desejam aumentar a capilaridade”,
ressalta Monteiro.
A plataforma da Redifar está
fundamentada em um software que possibilitará o acompanhamento
e monitoramento de todo o processo de cotação e negociação com fornecedores. O
sistema contempla ainda canais de comunicação como agenda de compromissos,
salas virtuais de reuniões e compartilhamentos de arquivo. “Podemos ser aliados
estratégicos no processo de expansão do varejo”, acredita Monteiro. A
plataforma contribui ainda para influenciar campanhas comerciais e de incentivo
conjuntas e, ao mesmo tempo, ajudará a ter uma gestão de resultados mais
centralizada.
Diretoria
O conselho diretivo da Redifar será
constituído de sócios e executivos de algumas das principais distribuidoras de
médio porte do país.
CONSELHO DIRETIVO
Presidente:Flávio
Andrei Medeiros de Jesus (Dislab-RJ)
Vice-presidente:
Pablo Medina Caldas Silva (Prosper-RJ)
Diretor financeiro: João
Orologio Marchiori (Elite Distribuidora-SP)
Diretor secretário:
Gustavo Pereira (StockFarma-MG)
Diretor executivo: Geraldo
Monteiro
CONSELHO FISCAL
Genesio Cervo (Cervosul-RJ)
Rodrigo Bevilacqua
(Dimebras-MT e Alfamed-MS)
Roberto Fortes Filho (Fortes
Distribuidora-CE)
Fonte: Redação PanoramaFarmacêutico
0 comentários:
Postar um comentário