Destaques

segunda-feira, 27 de março de 2017

Ministro da Saúde do Brasil visita Israel

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, com crianças do projeto “Save a Children’s Heart” (Salve um Coração de Criança), do Hospital Wolfson, em Holon, Israel  (Crédito: Oren Bar El/MFA)

O ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, esteve em Israel para uma visita de cinco dias na qual conheceu centros médicos de excelência e se encontrou com autoridades do setor de saúde para estreitar as relações entre os dois países, trocar experiências e intensificar a cooperação na atenção à saúde e no desenvolvimento de tecnologias e produtos de saúde.

A convite do Ministério da Saúde de Israel, com participação do Ministério das Relações Exteriores de Israel e da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, o ministro chegou na sexta-feira (17 de março) à noite e ficou em Israel até quarta-feira (22 de março).

Na segunda (20), o ministro visitou o Centro Médico Sheba, em Tel Hashomer (arredores de Tel Aviv), o segundo maior do país, onde fica o Hospital Infantil Edmond e Lily Safra.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, em frente ao Hospital Infantil Edmond e Lily Safra, no Centro Médico Sheba (arredores de Tel Aviv) (Crédito: Oren Bar El – MFA)

Ele também foi ao Hospital Wolfson, também de grande porte, em Holon, do qual fazem parte 70 profissionais voluntários que realizam cirurgias cardíacas em crianças da África, da Ásia e da Palestina. Eles participam da organização humanitária “Save a Children’s Heart” (Save o Coração de Criança), criado em 1996, que já cuidou de mais de 4 mil crianças em 34 países. Mais da metade dos pacientes são palestinos da Faixa de Gaza e da Cisjordânia e do Iraque.

No domingo (19), ele visitou um dos maiores hospitais do país, o Rambam, em Haifa, que atende a dois milhões de habitantes do Norte do país. O ministro recebeu uma visão geral das atividades do local no que tange tratamento, pesquisa, tecnologia, inovação médica e trauma. Barros também conheceu a Emergência Subterrânea Fortificada e o Hospital Infantil Ruth Rappaport.

Depois, fez uma visita à empresa especializada em distúrbios do cérebro ElMindA, em Herzlyia, conhecida por revolucionar a avaliação e o tratamento de autismo, depressão, ansiedade, doença de Parkinson e demência crônica. E participou de um jantar oferecido pela Teva, uma das maiores empresas de medicamentos genéricos do mundo.

O ministro Ricardo Barros com o diretor do Centro Médico Rambam (Haifa), Rafael Beyar (Crédito: Centro Médico Rambam)

Ricardo Barros foi recebido no Centro Médico Hadassah, o maior de Israel, em Jerusalém, reconhecido pelo tratamento neurológico adulto e infantil.

Na quarta (22), se reuniu com o ministro da Saúde de Israel, Yaakov Litzman, e com o diretor-geral do Ministério da Saúde, Moshe Br Siman Tov. Também visitou o Museu do Holocausto (Yad Vashem), antes de voltar ao Brasil. 

A Delegação do ministro foi composta pela vice-governadora do Paraná, Maria Aparecida Borghetti; do assessor especial de assuntos internacionais do Ministério da Saúde, Fabio Rocha Frederico; o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (TECPAR), Julio Felix; o presidente da Amil, Claudio Lottenberg; o presidente do Hospital Einstein, Sidney Klajner; e o CEO da Advantech BioSicience Farmaceutica, Avi Meizler.



0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda