Especialização
é fruto de parceria entre Anvisa e Hospital Sírio-Libanês, com apoio dos
conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias
Municipais de Saúde (Conasems).
O
Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) passará a contar com 1.700
especialistas em Gestão, a partir da formação desta quarta turma do curso de
especialização oferecido por meio da parceria firmada entre a Anvisa e o
Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL), com apoio
do Conas e Conasems. As aulas começaram na quarta-feira (22/3).
A
abertura da 4° edição do curso de Especialização em Gestão em Vigilância
Sanitária (GVisa 4) aconteceu na manhã de quarta-feira (22/3), na Fundação de
Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), em Brasília.
Nesta
turma, cujas inscrições foram encerradas, estão 540 profissionais de Visas de
estados e municípios, Anvisa e laboratórios oficiais. Nas três turmas
anteriores foram formados 1.200 especialistas.
Proadi-SUS
A
parceria entre a Anvisa e o Sírio-Libanês é viabilizada por meio do Programa de
Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), com o
apoio dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias
Municipais de Saúde (Conasems).
O
Proadi-SUS é uma ação do Ministério da Saúde (MS) dirigida ao
fortalecimento do Sistema Único de Saúde em parceria com hospitais
filantrópicos de qualidade reconhecida, instituições de saúde portadoras do
Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social em Saúde
(Cebas-Saúde). Os projetos são executados com recursos gerados da isenção
fiscal usufruída (contribuições sociais) a que têm direito em função do
Cebas-Saúde.
Formação
O
objetivo da especialização é capacitar os profissionais da saúde que trabalham
ou podem trabalhar como gestores das coordenações de vigilância sanitária de
estados e municípios, coordenações de portos, aeroportos e fronteiras e
laboratórios.
A
especialização tem 360 horas, com 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho
a distância, sob supervisão de professor. Os alunos do curso são das
cidades de Rio Branco (AC) Boa Vista (RR), Macapá (AP), Porto Velho (RO)
Vitória (ES), Anápolis (GO) Pelotas (RS), Campinas (SP), Vitória da Conquista
(BA), Belo Horizonte (MG), Icó (CE) e Cajazeiras (PB). Ao final do curso, os
participantes montam projetos direcionados para a intervenção na realidade em
que estão inseridos.
Por:
Ascom/Anvisa
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