Destaques

sexta-feira, 24 de março de 2017

Países do Cone Sul reúnem-se no Rio para discutir resistência antimicrobiana

Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai — Representantes do Cone Sul — das áreas de saúde pública e saúde animal dos Ministérios da Saúde e de Agricultura e Pecuária, se reuniram, no Rio de Janeiro, entre 6 e 8 de março para discutir planos de ação nacionais de combate à resistência antimicrobiana, microrganismos e de antibióticos.

Para a ONU, a resistência a medicamentos é uma ameaça de longo prazo à saúde humana, à produção sustentável de alimentos e ao desenvolvimento.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por meio do Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA-OPAS / OMS), coordenou a reunião com parceiros do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também estavam presentes representantes da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Organismo Internacional de Saúde Animal (OIE), da OPAS/OMS e do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS/UNASUL), com o objetivo de trocar informações sobre o processo e o estado atual da formulação de seus Planos de Ação Nacionais sobre Resistência Antimicrobiana (RAM).

Os planos regionais contribuem com o plano de ação mundial sobre a resistência antimicrobiana, desenvolvido pela OMS em estreita colaboração com a FAO e a OIE, tendo sido apresentado na 68ª Assembleia Mundial da Saúde em maio de 2015.

Durante a reunião, ocorreu uma intensa troca de experiências, com a identificação dos principais limitadores e componentes críticos intersetoriais da saúde pública e animal no tema, entre eles, o monitoramento do uso de antibióticos em saúde, agricultura, meio ambiente, saúde animal e produção animal.

Outros temas discutidos incluíram legislação e regulação do uso de antibióticos na saúde e na agricultura, a vigilância integrada, laboratórios de diagnóstico de saúde pública e saúde animal e a organização de redes, além da governança nos diferentes níveis organizacionais, entre outros temas.

Também foram discutidas as melhores práticas e estratégias para a inserção dos componentes críticos intersetoriais de saúde pública e de saúde animal nos Planos de Ação Nacionais da RAM, que devem ser formulados para a 69ª Assembleia Mundial da Saúde prevista para maio deste ano.

ONU - Foto: Prefeitura de Valinhos (CC)


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda