Destaques

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

RUTE - REDE UNIVERSITÁRIA DE TELEMEDICINA COORDENADO PELA REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA - RNP É A MAIOR DO GÊNERO NO MUNDO


Disseminando a pedido de Paulo Lopes, Dr.Sc. , Eng. - Especialista da Comunidade Saúde - RUTE®/NutriSSAN/RETSUS

Prezados membros da HIFA-PT:

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE ® - http://rute.rnp.br) é um programa coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Com os resultados alcançados, a iniciativa é considerada uma das maiores do gênero no mundo.

Em 2017, foram inauguradas 8 novas Unidades RUTE, totalizando 133 unidades de telemedicina e Telessaúde em hospitais universitários e de ensino, inaugurados e em plena operação, localizados em todos os 27 estados do Brasil, ampliando a capilaridade da rede e possibilitando diversas melhorias na qualidade da atenção à saúde, bem como na contribuição para o aperfeiçoamento dos médicos com as novas tecnologias aplicadas.

Estiveram ativos 51 Grupos de Interesse Especial - SIG (em várias especialidades e subespecialidades da saúde) com 582 Sessões (139 Webconferêcias e 443 Videoconferências), gravadas e disponibilizadas no Intercâmbio de Conteúdo Digital (ICD-Rute) e foram criados 4 novos SIGs. Isso representa uma média diária de duas a três sessões científicas com a participação de cerca de 300 instituições, inclusive da América Latina. Foram 2724 participantes distintos registrados no sistema de presença, de um total de 9757 presenças registradas nos 51 SIGs Ativos.

A RUTE está integrada ao Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes, uma iniciativa da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS) e promover a teleassistência e a tele-educação junto à Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus) , facilitando o acesso e o treinamento de profissionais da saúde. As unidades de Telessaúde e telemedicina são dotadas de equipamentos de ponta para comunicação em tempo real, conectados à infraestrutura de rede de alto desempenho operada pela RNP.

Qualquer instituição pode solicitar participar dos nossos Grupos de interesse Especial (SIG). A participação é o ponto de partida para o processo de inclusão da instituição na RUTE, mas sem direitos ou deveres de unidades RUTE.

Portanto, recomendo que a instituição interessada verifique se possui sala fixa de videoconferência (padrão H323/SIP) para uso coletivo, com conectividade adequada, e selecione os SIGs que a instituição tem interesse em participar (http://rute.rnp.br/sigs). As sessões dos SIGs são em sua maioria em Português, em horários pela manhã e tarde, segundo o fuso horário de Brasília (http://www.horalegalbrasil.mct.on.br/HoraLegalBrasileira.php.

Com a sala em operação, é possível solicitar a participação nos SIGs seguindo o seguindo o Procedimento de Participação (Procedimento de Participação em SIG: http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Participacao) que incluirá o cadastro da unidade (Formulário de Cadastro da Unidade RUTE: http://url.rnp.br/?RUTE-CadastroUnidade-Form)e a Homologação da sala (Processo de Homologação: http://url.rnp.br/?RUTE-ProcessoHomologacaoVC).

Uma vez a sala homologada e aprovado a participação pelo coordenador do SIG a instituição passa a ser membro participante do SIG específico.

A outra possibilidade de atuação na RUTE é via solicitação de adesão à RUTE, limitado apenas à instituições de ensino e pesquisa em saúde. A adesão permite a instituição propor e coordenar SIG e desenvolver outras propostas de projeto na RUTE, além de acesso ao serviço de conferência Web da RNP (plataforma MConf). No projeto do Núcleo/Centro/Serviço/Setor/Departamento de Telemedicina e Telessaúde, devem explicitar itens de projetos de interesse da instituição e que contribuam com a ampliação e inovação na RUTE (exemplo: um novo SIG, um projeto de teleassistência dentro da rede, etc.).

No caso de envolver a proposição de liderar e coordenar um SIG, pela experiência da instituição no tema, é importante ter uma pré-proposta de SIG enumerando as demais instituições participantes (veja mais detalhes no Procedimento de Criação de SIG: http://url.rnp.br/?RUTE-SIG-Criacao).

Havendo este projeto, e respeitado os tempos mínimos de participação nos SIGs com frequência comprovada, e que inclui a participação obrigatória no SIG Técnico Operacional, vocês podem seguir o procedimento de Adesão à RUTE (Procedimento de Adesão à RUTE: http://url.rnp.br/?RUTE-Adesao).

Uma vez aprovado pelo Comitê Assessor da RUTE, o Núcleo/Centro/Serviço/Setor/Departamento de Telemedicina e Telessaúde passa a ser uma Unidade plena da RUTE.

O nosso Analista Max Moraes <max.moraes@rnp.br> ficará à disposição para maiores informações ou orientações.

Neste momento, estamos trabalhando em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, para o fortalecimento da comunidade de língua portuguesa em relação a Telemedicina e Telessaúde, após a resolução dos Ministros de Estado de Saúde da CPLP sobre o estabelecimento do Grupo de Trabalho permanente da CPLP em Telemedicina e Telessaúde


Sobre a RNP: A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP - http://www.rnp.br),  qualificada como uma Organização Social (OS),  é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e mantida por esse em conjunto com os ministérios da Educação (MEC), Cultura (MinC), Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial da RNP (PI-RNP). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja opera e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho, e serviços avançados para comunidades de ensino e pesquisa. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede conecta 1.522 campi e unidades nas capitais e no interior. São mais de 4 milhões de usuários, usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde, Cultura e Defesa. Em 2016, todos os Pontos de Presença (PoPs) da RNP passaram a ser atendidos na capacidade de Gb/s. Com isso, celebramos a 'gigatização' completa de nosso backbone, beneficiando diretamente as instituições de ensino e pesquisa. Como parte da estratégia de ampliação do backbone para enlaces de 100 Gb/s, em 2017 a RNP estabeleceu acordos de cooperação técnica com a operadoras do sistema elétrico, para o compartilhamento de infraestrutura óptica, tendo como suporte as linhas de transmissão de energia elétrica das companhias

A RNP estimula o sistema nacional de ensino, pesquisa e inovação para além da conectividade e serviços avançados, promovendo a criação, operação e manutenção de Redes Colaborativas de Ensino e Pesquisa, em especial para a comunidade de saúde, e estruturando a criação de unidades nas instituições participantes, estimulando a criação de Grupos de Interesse Especial e definindo um processo de governança da rede (Redes Colaborativas em Saúde - http://saude.rnp.br.

Cordialmente,

Paulo Lopes, Dr.Sc. , Eng.
Especialista da Comunidade Saúde
RUTE®/NutriSSAN/RETSUS
Diretoria Adj. de Rel. Institucionais - DARI Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP
61- 3243-4509
__________

HIFA-pt é um fórum de discussão em português que reúne mais de 2150 membros provenientes de vários países incluindo os oito países de língua portuguesa. O HIFA-pt foi lançado em novembro de 2009 em Maputo, Moçambique, com o objetivo de incluir os profissionais de saúde, formuladores de políticas, gestores, bibliotecários e profissionais da informação dos países de língua portuguesa em uma rede de discussão ampla e conectada onde possam discutir e trocar experiências sobre temas de comum interesse e que todas as pessoas tenham acesso à informação em saúde que necessitam. HIFA (Health Information For All) é um grupo de discussão em inglês com mais de 8000 membros de 171 países. Foi criado em 2006 pela Rede Global de Informação em Cuidados de Saúde, uma organização sem fins lucrativos baseada no Reino Unido. Para subscrever-se ao grupo de discussão HIFA-pt :: Envie um email para com o seu nome completo, país de origem, formação profissional, local de trabalho e interesses profissionais. Subscreva também para o grupo HIFA2015 - www.hifa2015.org (Healthcare Information for All by 2015 - em Inglês). Para se desligar do grupo :: Envie um email para: hifa-pt@dgroups.org

You are receiving this message because you're a member of the community HIFA-pt (Informação em saúde para todos).

View this contribution on the web site https://dgroups.org/_/21xg8vdb


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda