Destaques

segunda-feira, 20 de junho de 2022

Conexão Brasília com o jornalista olho vivo Edmar Soares

20.06.2022

- Lira reúne líderes nesta segunda para discutir taxação de lucros da Petrobras

O presidente da Câmara fez duras críticas ao novo aumento dos combustíveis anunciado ontem pela empresa

*O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai reunir os líderes partidários nesta segunda-feira (20) para analisar proposta de taxação dos lucros da Petrobras e mudanças na política de preços praticada pela estatal. Em entrevista à Globonews nesta sexta-feira (17), ele fez duras críticas ao novo aumento anunciado ontem pela empresa: 5,18% na gasolina e 14,26% no diesel.

Lira também defendeu a renúncia do presidente da Petrobras, José Mauro Ferreira Coelho. "Estamos perplexos. Claramente esse anúncio é uma retaliação pela sua demissão. Está fazendo mal ao Brasil e à economia brasileira", disse Lira. O governo anunciou a demissão de Coelho no fim de maio, mas a substituição depende de nova assembleia de acionistas da empresa.

*À véspera da reunião de líderes convocada para discutir a política de preços de combustíveis praticada pela Petrobras, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), voltou a atacar duramente a estatal. "Não queremos confronto, não queremos intervenção. Queremos apenas respeito da Petrobras ao povo brasileiro. Se a Petrobras decidir enfrentar o Brasil, ela que se prepare: o Brasil vai enfrentar a Petrobras. E não é uma ameaça. É um encontro com a verdade", postou Lira, no Twitter.

- Fachin reitera convite a Forças Armadas para reunião de transparência eleitoral

Além disso, o presidente do TSE afirmou que espera contar com a presença do general Heber Portella, representante do Ministério da Defesa na CTE

*O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, enviou ofício às Forças Armadas reiterando convite para reunião da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) e do Observatório de Transparência das Eleições, que ocorre neste segunda-feira (20/6).

*O ofício do Tribunal, assinado em 17 de junho, é resposta ao pedido do ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, para o agendamento de um encontro entre as equipes técnicas da pasta e da Justiça Eleitoral. O texto indica que a Comissão "é integrada pela equipe técnica deste Tribunal e por instituições que, mesmo nesta fase final de preparação dos sistemas eleitorais, têm dado relevante contribuição para que as eleições sejam realizadas de forma segura e transparente".

A mensagem de Fachin também destaca que a maioria das sugestões apresentadas no âmbito da Comissão foram acolhidas, e que mesmo que algumas não tenham sido postas em prática neste ciclo eleitoral, "serão consideradas para uma nova análise objetivando os próximos pleitos". O ofício termina com um agradecimento às Forças Armadas pelas contribuições no fórum de discussão e pelo "valioso suporte operacional e logístico" prestado em eleições anteriores.

- Aras vai ao Amazonas acompanhar investigação sobre Dom e Bruno

"Eu volto a Brasília disposto a mover as instâncias do Estado para a defesa da Amazônia e seus cidadãos, sejam eles indígenas isolados ou não", disse o procurador-geral da República

*O procurador-geral da República, Augusto Aras, e integrantes do Ministério Público Federal (MPF) foram a Tabatinga, no Amazonas, neste domingo (19/6), para acompanhar os desdobramentos da investigação sobre o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips.

*m reunião com representantes do Exército, Polícia Federal, da Fundação Nacional do Índio (Funai) e outras instituições, foram discutidas medidas conjuntas de reforço da presença e atuação estatal na região.

“Eu volto a Brasília disposto a mover as instâncias do Estado para a defesa da Amazônia e seus cidadãos, sejam eles indígenas isolados ou não”, escreveu Aras em comunicado aos jornalistas após a reunião.

- Mais de 20 mil processos aguardam julgamento no Supremo Tribunal Federal

Ação mais antiga registrada corre na Corte há 40 anos, ainda sem resposta. Segundo especialistas, um dos problemas para alta demanda é a judialização da política

O Judiciário brasileiro sofre com o elevado número de processos que acumulam-se nas mãos dos ministros. No Supremo Tribunal Federal (STF), há ações que correm desde antes da promulgação da Constituição, em 1988. O acervo da Corte, atualmente, conta com 20.662 tramitações, de acordo com o Portal da Transparência do tribunal.

- Bolsonaro vai pedir CPI para investigar aumentos de preços na Petrobras

Segundo o chefe do executivo federal, o pedido de CPI será encaminhado nesta segunda-feira (20/6)

*O governo começa a semana disposto a intensificar a pressão sobre a Petrobras, após a estatal ter anunciado novo aumento da gasolina e do diesel, na última sexta-feira (18/6). Ontem, em Manaus, onde participou de uma série de

eventos com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a empresa será encaminhado amanhã, na reunião do Colégio de Líderes da Câmara.

*"Conversei ontem com o líder do governo e o presidente da Câmara para a gente abrir uma CPI segunda-feira. Vamos para dentro da Petrobras", disse ele, ao participar de um ato religioso na capital amazonense. A reunião de líderes para discutir a política de preços da estatal foi convocada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que, nos últimos dias, subiu fortemente o tom das críticas à empresa.

- Impasse com PSDB abre espaço para novas alianças do União Brasil em SP

Presidente da sigla e pré-candidato à Presidência, Luciano Bivar já sinalizou conversar com Tarcísio e Haddad, que acenam de volta

*São Paulo – Após o União Brasil ameaçar desembarcar da pré-campanha de Rodrigo Garcia (PSDB) ao governo de São Paulo, outros pré-candidatos na disputa podem conquistar o apoio da legenda. A sigla tem um dos maiores tempos de propaganda de TV e rádio e abriga nomes importantes da política paulista.

*Há meses, Garcia contava com o respaldo do União, mas nas últimas semanas viu seu apoio minguar por conta de negociações nacionais de seu partido, o PSDB, alheias à sua vontade. Agora, tanto o PT de Fernando Haddad quanto o Republicanos de Tarcísio de Freitas, ambos pré-candidatos ao Palácio dos Bandeirantes, são potenciais nomes para se aliar ao União Brasil no âmbito estadual.

Luciano Bivar, presidente do União e pré-candidato à Presidência, já sinalizou que está aberto a conversar tanto com Haddad quanto com Tarcísio para definir qual será a posição da sigla na disputa paulista.

- Ministério da Saúde confirma segundo caso de varíola dos macacos no RJ

Paciente é um homem de 25 anos, que reside em Maricá, na Região dos Lagos; estado de saúde dele é estável e caso é monitorado

*Rio de Janeiro – O Ministério da Saúde confirmou, na noite de domingo (19/6), o segundo caso de varíola dos macacos no estado do Rio. Este é o oitavo caso no país.

*De acordo com a pasta, o paciente é um homem de 25 anos que reside em Maricá, na Região dos Lagos. Apesar de não ter histórico de viagem ao exterior, ele relatou ter contato com estrangeiros.

*O seu estado de saúde é estável e monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do Estado e Município.

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda