Destaques

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Surto de salmonela atinge 10 países europeus

Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças(European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC), juntamente com a Agência de Segurança Alimentar na Europa (European Food Safety Authority, EFSA), solicitou esforços coordenados para monitorar e conter o grande surto de Salmonella Enteritidis que está varrendo a Europa atualmente.

Entre 1.º de maio e 12 de outubro, sete países da UE/AEE relataram 112 casos confirmados e 148 casos prováveis de S. Enteritidis. Os países onde os casos foram relatados até o momento são Bélgica, Dinamarca, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Suécia e o Reino Unido. Nove dos casos confirmados estão associados a um histórico de viagem para a Hungria ou Polônia. Portanto, esse dois países também são considerados afetados pelo surto. Além disso, a Croácia relatou um conglomerado de casos de S. Enteritidis, incluindo um caso fatal, com associação epidemiológica com o surto.

O surto foi rastreado até um centro de embalagem de ovos na Polônia, que retirou e cancelou a distribuição do lote afetado. Existem investigações em andamento para eliminar o foco.
O ECDC e o laboratório de referência europeu estão oferecendo serviços para sequenciamento de genoma para isolados de S. Enteritidis com suspeita de terem ligação com o surto; particularmente se os isolados tiveram origem em países onde o surto ainda não foi confirmado.
•          Univadis

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda