A alemã Merck está
considerando vender sua unidade de saúde voltada ao consumidor de US$ 1 bilhão
para atingir seus objetivos financeiros, depois que o declínio no seu negócio
de cristal líquido a forçou a rever sua estratégia.
Os especialistas da indústria
têm considerado há anos que o negócio voltado ao consumidor – cujas marcas
incluem os suplementos nutricionais Seven Seas e Bion e o descongestionante
Nasivin – carece de escala crítica.
Fontes disseram que a
administração sondou informalmente compradores potenciais em várias ocasiões ao
longo dos anos, apenas para ser retida pela família fundadora, que ainda possui
70% da Merck e favorece uma estratégia diversificada para a farmacêutica. A
alemã somou US$ 9,9 bilhões em vendas ao redor do mundo no segundo trimestre de
2017, alta de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado.
“Esperamos aumentar as
restrições internas para financiar o negócio para atingir a escala necessária.
Antecipando completamente isso, estamos preparando opções estratégicas”,
afirmou o presidente-executivo do negócio de saúde, Belen Garijo, em
comunicado.
“Qualquer possível lucro de
uma potencial transação seria usado para cumprir os objetivos financeiros
globais da empresa”, acrescentou o executivo, nesta terça-feira (5)
A Merck previu um lucro
estável de aproximadamente 4,4 bilhões euros a 4,6 bilhões de euros em seu
principal núcleo de negócios para 2017 e um aumento orgânico leve a moderado
nas vendas.
Fonte: DCI
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