Anvisa usa solução tecnológica para facilitar o
acesso a documentos e análise de petições de registro e renovação de registro
de produtos.
O acesso a informações essenciais para o
gerenciamento de dossiês de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) está mais fácil
para quem trabalha na área de registro de produtos. Isso porque a Anvisa, por
meio da Gerência Geral de Conhecimento, Inovação e Pesquisa (GGCIP),
desenvolveu uma série de painéis que permitem a avaliação sobre diversos dados
e documentos, de forma ágil, fácil e segura.
Os painéis fornecem subsídios e dão apoio ao processo
de tomada de decisão dos gestores, com identificação de clones, distribuição de
petições, acompanhamento do andamento das análises e dos registros pendentes de
renovação, além de uma visão histórica da avaliação dos pedidos.
A solução de Bussiness Intelligence (inteligência
de negócios) foi desenvolvida pela GGCIP e é destinada ao uso dos servidores da
Coordenação de Registro de Insumos Farmacêuticos Ativos (Coifa), que integra a
Gerência Geral de Medicamentos (GGMED). O caráter de ferramenta de gestão
interna de processos atribuído aos painéis justifica o seu acesso restrito aos
servidores da Coordenação.
Com essa inovação, espera-se a qualificação e a
aceleração do processo de tomada de decisão sobre os dossiês de registro e
renovação de IFAs, pois diversas atividades que antes eram realizadas de modo
manual, ou até mesmo não eram realizadas, passarão a ser executadas de forma
rápida e segura.
Vantagens
De acordo com a GGCIP, uma das principais
contribuições desses painéis foi a identificação automatizada de candidatas a
petições clone – solicitações relacionadas ao mesmo IFA, com mesmo fabricante,
mesmo endereço, entre outras semelhanças.
Como as empresas podem protocolar petições
relativas a produtos parecidos, a identificação desses clones dará mais
agilidade ao processo de análise, uma vez que já haverá uma base de informações
sobre determinado item.
Outras
soluções em desenvolvimento
A criação desses painéis foi desenvolvida a partir
de uma demanda apresentada pela área de Registro de Insumos Farmacêuticos Ativos,
em resposta ao Edital de Chamamento Interno 06-2017 da Anvisa. Para desenvolver
a solução tecnológica, a GGCIP realizou o tratamento da base de dados de IFAs
e, posteriormente, confeccionou os painéis.
Além dessa, as seguintes demandas recebidas por
meio do chamamento interno estão sendo desenvolvidas:
- ciclo de vida de petições (acompanhamento de todas as etapas de
análise de processos, incluindo a possibilidade de aferição da
produtividade das áreas);
- aferição da produtividade (GGMED);
- aferição da produtividade (Gerência Geral de Alimentos – GGALI);
- aferição da produtividade (Gerência Geral de Tecnologia de
Produtos para Saúde (GGTPS);
- aferição da produtividade dos servidores das demais áreas de
registro;
- painéis analíticos para o Sistema Nacional de Gerenciamento de
Produtos Controlados (SNGPC);
- painéis analíticos para os sistemas Notivisa e VigiMed;
- painéis analíticos para o Sistema Eletrônico de Informações (SEI);
- gestão de processos eletrônicos de importação (Portos, Aeroportos,
Fronteiras e Recintos Alfandegados – PAF);
- integração de dados dos sistemas Sagarana, Porto sem Papel e
Datavisa (PAF);
- aferição da produtividade (Gerência Geral de Inspeção e
Fiscalização Sanitária – GGFIS);
- matriz de risco de IFAs;
- matriz de risco de inspeções sanitárias;
- gerenciamento do processo de contratação pública;
- seleção de inspetores conforme perfil, demanda e disponibilidade;
e
- painéis analíticos sobre participações em consultas públicas.
Além desses projetos, a GGCIP publicará, até 2020,
mais de 15 bases de dados abertos nos portais do governo federal (dados.gov.br) e da Anvisa (dados.anvisa.gov.br).
Conheça também os painéis de acesso público. As
informações estão disponíveis no Portal Analítico
da Anvisa.
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