Plataforma
online viabiliza a emissão de receitas, prescrição de exames e outros
documentos à distância
Mais
de 25 mil atendimentos, 13 mil prescrições simples, 5 mil prescrições médicas,
5 mil solicitações de exames e mais de 1 mil atestados. Esse é o balanço de
sete meses de operação do Consultório Virtual na Atenção Primária à Saúde
(APS), criado pelo Ministério da Saúde para facilitar o contato entre
profissionais de saúde e usuários do SUS. Médicos, enfermeiros e dentistas têm
até o dia 31 e dezembro de 2020 para aderir à ferramenta.
Em
operação desde maio, a plataforma viabiliza a emissão de atestados,
solicitações de exames e prescrições de medicamentos - tudo de forma on-line. A
iniciativa permitiu que pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e
diabetes, pudessem seguir o acompanhamento médico à distância mesmo durante a
pandemia da Covid-19, e ter o acesso virtual às receitas, que contam com a
assinatura eletrônica dos profissionais.
“Essa
alternativa por meios digitais foi uma experiência iniciada às pressas por
conta da situação de emergência pública de saúde, mas que foi muito importante
e acelerou no Brasil a discussão sobre isso. Só recebemos relatos positivos de
pacientes”, conta a diretora de Atenção Primária de Região de Saúde Norte,
Renata Mercês da Silva, que ajudou a implantar a plataforma no Distrito
Federal.
A
adesão à ferramenta e o cadastro dos profissionais devem ser feitos pelos
gestores locais por meio da plataforma e-Gestor AB. A assinatura digital pode
ser usada gratuitamente por um ano e dialoga com o Informatiza APS, programa
que incentiva a digitalização de dados e dos serviços do SUS de modo seguro e
sustentável.
SAIBA
MAIS
O
Consultório Virtual foi criado pelo Ministério da Saúde em maio de 2020, em
parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, via Proadi-SUS. A plataforma
funciona como uma geradora de documentos: o profissional faz o atendimento à
distância com o paciente nos canais de preferência, como telefone ou WhatsApp,
e usa o Consultório Virtual para a emissão de receitas, prescrição de exames,
entre outros.
O projeto prevê a entrega de até 20 mil certificados digitais emitidos por Autoridade Certificadora (AC) credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), para utilização da assinatura eletrônica. Com a assinatura digital, o profissional adquire um código único e sua validação poderá ser consultada por setores externos, como farmácias, para checagem da autenticidade do documento.
Marina
Pagno
Ministério da Saúde
(61) 3315-3580 / 2351
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