Destaques

terça-feira, 7 de março de 2017

Instituto Nacional de Cardiologia realiza ação gratuita

Especialistas em doenças do coração reúnem-se com o público feminino acima de 60 anos, no Rio de Janeiro, para esclarecer os fatores de risco e realizar serviços

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Instituto Nacional de Cardiologia (INC) realiza quarta-feira (08/03) em um dos pontos mais conhecidos do Rio de Janeiro, o Largo do Machado, na zona sul, uma ação gratuita com orientações e exames gratuitos para prevenir doenças cardiovasculares. O evento ocorre das 9h às 12h e é aberto ao público feminino. O alvo são as mulheres acima dos 60 anos.

A programação da campanha do Dia Internacional da Mulher em 2017 destaca a importância das práticas que promovem a qualidade de vida, em prol da prevenção dessas doenças. “Grande parte dos fatores de risco para doenças cardíacas podem ser evitados. Sendo assim, o exercício físico e uma dieta equilibrada devem se tornar um hábito”, alerta a cardiologista Ana Patrícia Oliveira, uma das organizadoras da campanha de orientação do INC, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro (SOCERJ). “Os homens têm mais doenças cardíacas, mas as mulheres morrem mais por causa delas”.

A ação ocorre pelo quarto ano consecutivo. Estão previstas atividades como avaliação de pressão arterial, medidas de peso e altura, além de orientações sobre os fatores de risco, como o tabagismo e hábitos alimentares inadequados. A equipe de atendimento contará com cardiologistas, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. As senhas serão distribuídas no local, em ordem de chegada.

O infarto agudo do miocárdio é a primeira causa de mortalidade do país. Estimativas do Ministério da Saúde indicam que no país ocorrem aproximadamente 300 mil infartos por ano, que provocam em média 80 mil mortes.

Serviço:
O que: Campanha de Prevenção da Saúde Cardiovascular da Mulher
Data: 8 de março, das 9h às 12h
Local: Largo do Machado, no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro
Como participar: Senhas serão distribuídas no local para atendimento gratuito
Quais serviços estarão disponíveis: Medição de pressão arterial, medição de peso e altura, e dado o resultado do IMC (índice de massa corpórea), além de orientações de nutricionistas sobre como manter uma dieta saudável e de terapeutas sobre a necessidade de práticas de atividades físicas

Os fatores de risco para doenças cardíacas:
Não modificáveis
- Hereditariedade
- Idade
- Gênero (masculino e feminino)

Modificáveis
- Tabagismo
- Colesterol alterado
- Hipertensão arterial
- Sedentarismo
- Sobrepeso ou obesidade
- Elevada circunferência abdominal
- Presença de diabetes
- Alimentação inadequada

Atendimento à imprensa 


0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda