O
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e a Confederação
Nacional da Indústria (CNI) anunciaram hoje (8) uma parceria para apoiar a
inserção de 500 empresas brasileiras no mercado internacional. O prazo de
inscrição será aberto em julho para indústrias de todos os portes, setores e
unidades da federação.
Elas
farão parte do programa Rota Global, que oferece consultoria completa para
empresas não exportadoras investirem no mercado internacional, com diagnóstico,
desenho de estratégia e acompanhamento.
A
meta é traçar o diagnóstico de 500 empresas, desenvolver planos de negócios
para 200 delas e, ao final do projeto, em 2018, ter ao menos 100 novas empresas
com operações concretas de exportação. O programa é desenvolvido pela CNI, em
parceria com a União Industrial Argentina e o Parque Tecnológico de
Extremadura, na Espanha.
O
investimento de R$ 1,2 milhão da iniciativa vem do AL-Invest, um programa da
Comissão Europeia para fomentar a produtividade e competitividade de micro,
pequenas e médias empresas na América Latina, como forma de combater a pobreza
e a desigualdade social.
Presença
digital
Também
foi anunciada a parceria entre o MDIC e o Banco Interamericano de
Desenvolvimento (BID) para ações de convergência entre o Plano Nacional da
Cultura Exportadora (PNCE) e a ConnectAmericas.com, uma
plataforma virtual de negócios internacionais de empresas da América Latina e
Caribe. Em dois anos de operação, mais de US$ 152 milhões em negócios foram
fechados por meio da ferramenta.
A
parceria MDIC-BID vai disponibilizar conteúdo didático sobre ingresso das
empresas na atividade exportadora e estimular as empresas da
ConnectAmericas.com a participarem do PNCE e vice-versa.
Os
anúncios foram feitos hoje pelo ministro do MDIC, Marcos Pereira, durante
reunião da Coordenação Nacional do PNCE. “As micro e pequenas empresas têm uma
participação importante na geração de empregos e fomento da economia nacional.
Mas não têm, pelo seu tamanho, uma condição de competitividade. Vamos poder
fazer consultorias, apresentar essas empresas de forma mais abrangente no
cenário internacional, treiná-las e com isso conseguir vender seus produtos que
muitas vezes ficam focados no mercado doméstico”, disse Pereira.
O
PNCE reúne iniciativas de instituições parceiras nacionais e estaduais, com o
objetivo de aumentar a base exportadora, estimulando a inserção de empresas de
pequeno porte no mercado externo. Em 2016, o plano contribuiu para que quase 5
mil empresas exportassem pela primeira vez. E para 2017, estão previstas mais
de 200 ações de apoio às exportações no âmbito do PNCE.
(*)
Com informações da Agência Brasil
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