Destaques

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Conexão Brasília com o jornalista Edmar Soares

Brasília, 24 de Setembro

Para interpretação dos sinais usados no formato:

👍 Fato pode aliviar risco político ou avançar agenda

🤚 Fato não permite leitura conclusiva do analista

👎 Fato aumenta o risco político ou atrasa avanço da agenda

👍 Pacificação: O presidente Jair Bolsonaro, em entrevista à revista Veja, disse que a chance de que dê um "golpe" é zero e confirmou que disputará as eleições de 2022. Afirmou que não pretende demitir o ministro da Economia, Paulo Guedes e que "a meta" é cumprir o Teto de Gastos e manter a responsabilidade fiscal. Segundo ele, que considera a crise institucional superada, o novo programa social terá benefício de R$300. Bolsonaro disse ainda que o seu governo está no caminho certo pautado na seriedade e honestidade.

👍 Reforma Administrativa: A comissão especial da Câmara aprovou o relatório do deputado Arthur Maia por 28 votos a favor e 18 contrários. A proposta segue ao plenário.

🤚 Conteúdo: Entre os pontos mais polêmicos, o texto manteve instrumentos de cooperação com a iniciativa privada e preservou benefícios de juízes e promotores, como férias de 60 dias. Maia disse que seu relatório garantiu estabilidade e direitos adquiridos dos servidores atuais.

👎 Reforma do IR: O relator no Senado, Ângelo Coronel, disse hoje à rádio CBN que pretende ouvir interessados no tema até novembro, para votar a matéria no plenário em dezembro. Mas admitiu risco de a proposta ficar para 2022. Na avaliação da Arko Advice, porém, há espaço para que o projeto seja concluído neste ano, e o presidente da Câmara, Arthur Lira, trabalha nessa direção.

🤚 Programa social: A fórmula “Auxílio Brasil = Precatórios + Reforma do IR” é um dos mantras dos técnicos do governo no esforço de convencer o Congresso e acelerar o processo, garantindo que o sucessor do Bolsa Família esteja pronto para funcionar em novembro, reporta o Valor Econômico.

👍 Reforma Tributária ampla: O relator, senador Roberto Rocha, prometeu apresentar parecer à Proposta de Emenda à Constituição 110, com IVA duas e outras mudanças negociadas com Guedes, até esta sexta-feira.

Edmar Soares

DRT 2321

0 comentários:

Postar um comentário

Calendário Agenda